Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Impermeabilização

Infiltração e umidade são causas comuns de deterioração

Redação Bonde
04 ago 2010 às 10:35

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Infiltrações e umidade são as principais causadoras da deterioração de edificações. O descuido com o estancamento da água compromete a estrutura dos imóveis, provocando danos à estética e colocando em risco a vida das pessoas que neles vivem ou transitam. Isso vem aumentando, nos últimos anos, a preocupação dos setores da construção civil e infraestrutura com o aperfeiçoamento dos sistemas de impermeabilização em grandes empreendimentos. Por conta disso, o objetivo das empresas que atuam no segmento é mudar o quadro atual do mercado, dominado pela chamada autoconstrução (quando os donos/familiares utilizam a própria mão-de-obra), responsável por 65% dos negócios, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI).

Para o Gestor Executivo do IBI, o economista Wilson Neves, o setor precisa fazer um grande trabalho de conscientização para que os grandes empreendimentos mudem a visão sobre o uso de impermeabilizantes. "Estimamos que a impermeabilização seja utilizada em no máximo 35% do volume total da construção civil, onde construtoras edificam obras regulares, com projeto aprovados. Queremos destacar que a impermeabilização, quando empregada em construção, onera em no máximo 3% do custo total da obra. Em fase de reforma ou conserto com infiltrações, esse patamar chega a quadruplicar o custo total", afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As empresas fazem coro ao que afirma o gestor do IBI. "Em um País no qual cerca de 70% do consumo de material de construção correspondem ao mercado ´formiguinha`, obras que não passam por construtoras ou incorporadoras e os proprietários contratam a mão-de-obra necessária, faz-se imperativo o desenvolvimento de um trabalho de conscientização em todas as faixas da população com relação a importância da impermeabilização, o que pode significar a melhora da qualidade de vida como um todo e afetar, indiretamente, a econômica nacional", destaca Henrique Setti, gerente de marketing da Viapol, empresa que é uma das referências nacionais no mercado de impermeabilizantes e no desenvolvimento de produtos químicos para o setor da construção civil.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022

Imagem de destaque
2.022,00

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo

Imagem de destaque
656 municípios

Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo


Eliene Ventura, coordenadora técnica da Vedacit/Otto Baumgart, concorda. Para ela, ainda há muito que se falar sobre a importância da impermeabilização. "Impermeabilizar implica no respeito ao meio ambiente porque diminuímos a quantidade de resíduo gerado pela construção civil. A obra interage com o meio, alterando sua rotina. Se não planejarmos os serviços e executá-los bem, em um curto espaço de tempo as obras apresentarão patologias decorrentes do intemperismo, vento, chuva, falta de manutenção preventiva e infiltrações. O momento atual é mais uma oportunidade de mostrarmos que amadurecemos e que conseguimos fazer uma análise minuciosa da construção e todo seu entorno".

Publicidade


Lançamentos


Atenta justamente a atender um esperado crescimento de demanda no segmento, a Viapol apresentará novos produtos em primeira mão durante a Concrete Show South America 2010, a maior e mais representativa feira sobre tecnologia em concreto para construção civil da América Latina e a segunda maior do mundo. O evento ocupará, entre os dias 25 e 27 de agosto, um total de 36.400 m² de área de exposição in door e out door do Transamérica Expo Center, em São Paulo. "Apresentaremos de um amplo portfólio de soluções para o segmento da construção civil, entre eles, diversos itens que atuam na proteção e recuperação de estruturas de concreto, em qualquer tipo de edificação, obra de infraestrutura e saneamento", afirma Setti.

Publicidade


Dentre os lançamentos previstos pela empresa está o Viaplus Dique, um revestimento impermeabilizante para estruturas de concreto que sofrem a ação de agentes agressivos. O produto é bicomponente, semiflexível, à base de cimentos especiais, aditivos minerais e resina acrílica, indicado para a impermeabilização de estação de tratamento de esgoto (ETE) doméstico, estação de tratamento de alguns tipos de resíduos industriais, caixas de gordura, estruturas sujeitas a infiltrações do lençol freático, bacias e diques de contenção. Merece destaque, também, o Viacrete, um sistema à base de resinas uretânicas, que oferece proteção a uma ampla categoria de ambientes severos e situações nas quais o piso está sujeito à exposição constante de elementos químicos agressivos, incluindo vapor, água quente, detergentes agressivos e desinfetantes. Oferece altas resistências química, mecânica e térmica (até 150ºC), cura total em até 24 horas e tolerância à umidade. O produto é isento de solventes orgânicos voláteis.


A Sika é outra empresa que prepara um lançamento para ser apresentado na Concrete Show South America: o Sikalastic 560. A nova tecnologia, formada por uma composição de poliuretano e acrílico, substitui a utilização de manta asfáltica na impermeabilização de grandes áreas e é indicada para coberturas expostas como lajes e coberturas com muitas interferências de difícil acesso. O Sikalastic 560 é branco e, ao contrário do que ocorre com as aplicações à base de manta asfáltica, reflete os raios de sol auxiliando na diminuição da temperatura no ambiente interno e ajudando no resfriamento da edificação. O produto tem a classificação de Energy Star, ou seja, um produto de eficiência energética.

Publicidade


Já a Netherland lançará o Radcon Formula #7, uma solução de silicatos bioquimicamente modificada aplicada como spray ao concreto curado, limpo e seco. Esta aplicação forma uma barreira flexível sob a superfície e impede a penetração de água e elementos agressivos, protegendo o concreto e as armaduras. O produto não forma filme, película nem modifica as características, cor ou brilho do concreto. "A Concrete Show South America tem tudo para ser o grande divisor de águas no segmento. Os lançamentos previstos demonstram o arrojo das empresas em ampliar os negócios e mudar o perfil dos clientes", diz Cláudia Godoy, diretora geral da UBM Sienna , empresa responsável pela realização do evento no País.


Sobre a Concrete Show

Publicidade


A Concrete Show South America, a maior e mais representativa feira sobre tecnologia em concreto para construção civil da América Latina, chega a sua 4ª edição com crescimento de 48% em relação à edição de 2009 e de 203% ao longo dos três anos de evento. O evento ocupará, entre os dias 25 e 27 de agosto, um total de 36.400 m² de área de exposição in door e out door do Transamérica Expo Center, em São Paulo, um crescimento de 203% em relação a primeira edição da Concrete Show. O número de expositores também aumentou de 200, em 2007, para 400, em 2010.


A feira vai movimentar cerca de R$ 600 milhões em negócios. A pouco mais de um mês de sua abertura oficial, já tem 98% dos seus espaços vendidos, confirmando a boa e promissora fase do setor no Brasil. A Concrete Show promoverá, também, a 4ª edição do Concrete Congress, que terá macro-temas com o objetivo de atender a demanda do mercado aquecido e ávido por soluções tecnológicas. São eles: "Brasil dos Esportes: infraestrutura e instalações esportivas", "Controle de qualidade/laboratórios", "Retrofit – Demolição – Reciclagem" e "Industrialização das edificações". Destaque especial para o seminário "Brasil dos Esportes: infraestrutura e instalações esportivas", que abordará temas relativos a realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

Serviço:
Concrete Show South America 2010
De: 25 a 27 de agosto
Transamérica Expo Center
Rua Dr. Mario Villas Boas Rodrigues, 387, das 13h às 20h
Organização e promoção: UBM Sienna
Informações: www.concreteshow.com.br ou [email protected]
Telefone: (11) 4689-1935


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo