Notícias

Iluminadas, piscinas dão vida ao jardim

30 jul 2009 às 13:06

A proximidade com a água gera um relaxamento natural - nem é preciso que se mergulhe nela. Basta vê-la. Ouvi-la. Saber que está próxima. Imagine jardins idênticos de duas casas, com a mesma área, mesma jardinagem, para onde se abram as salas e as janelas de seus quartos... Um deles com piscina. Qual lhe agrada mais? Evidente. A presença de água em uma casa como parte da decoração, seja uma fonte, cascata, um espelho d'água ou uma piscina, recompensa o projeto arquitetônico, ao potencializar a qualidade de vida que seus moradores irão desfrutar. Piscinas não servem apenas para recreação ou para nadar. Sua arquitetura enfeita e refresca o jardim.

Desfrutar esse ambiente aconchegante fica ainda melhor quando há presença de luz e calor. Quando iluminados o jardim e a piscina, finalmente completa-se a integração do espaço externo com a residência, tornando-a muito mais ampla e agradável para o relaxamento e o convívio com a família e os amigos.


Faça-se a luz!


A iluminação paisagística é o toque de final dos projetos arquitetônico. Mais de 50% dos proprietários de casas onde haja projeto paisagístico opta por aplicar a iluminação em seu projeto. Além das razões estéticas, a iluminação também aumenta o tempo para desfrutar do jardim ou da piscina e confere segurança ao ambiente.


Divulgação/Light Tech


Há vários meios para se alcançar esses propósitos. A maioria usa uma combinação de métodos, incluindo iluminação a partir do solo (de baixo para cima), aérea (de cima para baixo) e de caminhos. A iluminação de solo é a mais artificial, e tende a incorporar um ar dramático à propriedade. Usa-se frequentemente para iluminar árvores, muros, arbustos ou qualquer elemento onde se deseje o efeito. A iluminação aérea é a mais natural, por apresentar luz e sombra mais parecidos com a iluminação natural. A iluminação de caminhos é instalada ao longo dos mesmos ou em escadas, por segurança. A iluminação da paisagem acrescenta ao projeto detalhes que não podem ser vistos durante o dia. À noite, a iluminação adequada colocada nos pontos certos pode-se ver um lado totalmente novo da casa e de seu jardim.


Tipos e características da iluminação de piscinas


Piscinas destacam-se muito com um pouco de luz. A iluminação ao longo da borda vem ganhando popularidade, definindo uma elegante visão de todo o perímetro da piscina. Em cascatas o efeito pode ser arrebatador. Piscinas que tem incorporada uma queda d'água ficam maravilhosas à noite, com a iluminação subaquática brilhando através delas.


Divulgação/Light Tech


Antigamente as piscinas eram iluminadas através de faróis selados, como os de automóveis. Depois esse material foi substituído por projetores menores, dicróicos. Atualmente essa iluminação é feita por fibra ótica ou LEDs, que proporcionam muito mais segurança, maior economia e variedade de cores e efeitos.


Iluminação de piscinas por fibras óticas


A fibra ótica é o material mais seguro para iluminação em meio aquático. O cabo de fibra ótica só conduz luz. O cabo não conduz eletricidade nem calor. Com o sistema de fibra ótica pode-se alternar cores e criar efeitos de iluminação com um inigualável nível de segurança. A fibra ótica permite também criar pequenos pontos de luz para iluminar plantas, cascatas, degraus, delimitar passeios, etc. Claro que a cor do revestimento interior da piscina tem muita influência no resultado final. Quanto mais escuro for, mais luz absorverá, sendo menor a reflexão de luz e menor a capacidade de iluminação.


Vantagens das fibras óticas na iluminação de piscinas


° 100% seguro em meios aquáticos;
° Possibilidade de se ter várias cores de iluminação no mesmo cabo;
° Segurança absoluta quanto à choques elétricos, já que não conduz eletricidade
° Instalação muito simples;
° Pontos de luz são muito pequenos, sendo pouco visíveis durante o dia;
° Ausência de radiação infravermelha e ultravioleta;
° Reduzido consumo de energia;
° Possibilidade de criação de efeitos especiais;
° Controle digital;
° Iluminação pode ser controlada ao toque de um botão.


Iluminação de piscinas por LEDs


LEDs não são lâmpadas. São diodos emissores de luz. Um diodo emissor de luz (light-emitting diode - LED) é um dispositivo semicondutor que emite luz incoerente e de espectro estreito quando excitado eletricamente na direção da junção p-n. Este efeito é uma forma de eletroluminescência.


Divulgação/Light Tech


Um LED é, usualmente, uma fonte de luz pequena, frequentemente com o acréscimo de elementos óticos em seu corpo de acrílico para moldar o padrão de seu espalhamento. A cor emitida por ele depende da composição e da condição de uso do material semicondutor usado, podendo ser infravermelha, luz visível ou ultra-violeta próxima. A iluminação gerada pelo LED possui vida útil estimada em 100.000 horas sob circunstâncias normais de operação. LEDs são mais duráveis, mais brilhantes, não esquentam e consomem muito menos energia. Sua luz, além de ter mais brilho, pode ser branca, ao contrário das lâmpadas incandescentes que são amarelas. São muito mais duráveis que lâmpadas incandescentes.


Vantagens dos LEDs na iluminação de piscinas


° Baixíssimo consumo;
° Baixo custo de instalação;
° Não necessita manutenção preventiva ou corretiva;
° Vida útil dos LEDs em torno de 100.000 horas;
° Não necessita troca de lâmpadas;
° Permite iluminação colorida estática e dinâmica na piscina, com efeitos visuais ou paradas na cor da preferência;
° Economia de água e produtos de tratamento por não ser preciso baixar o nível da piscina para efetuar troca das lâmpadas;
° Riscos de choques elétricos eliminados: segurança pela baixa voltagem (12V, corrente contínua);
° Baixa potência / baixa temperatura: os projetores com LEDs podem funcionar fora da água sem risco de queimar.

Serviço:
www.lighttech.com.br


Continue lendo