O profissional Lighting Designer é muito requisitado nos dias de hoje para desenvolver projetos bem elaborados e expressivos. No entanto, há 15 anos era comum a esse profissional passar horas explicando sua real função.
Desde então, o entendimento sobre os efeitos da iluminação popularizaram-se graças ao esforço de profissionais que adotaram uma postura vanguardista e deram o ponta-pé inicial em sua difusão.
Jardim do Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro: raios de luz que ressaltam o verde do local
Londrina recebeu no mês passado a visita de um dos mais renomados profisisonais dessa área: o alemão radicado no Brasil Peter Gasper. Junto com a iluminadora Jamile Tormann e o engenheiro eletricista Nelson Ruscher, seus parceiros em vários projetos, Gasper veio à cidade a convite da mostra de decoração Haus Innen para dar uma palestra sobre lighting designing e falou com a reportagem da Casa&Conforto sobre seu trabalho.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Na iluminação, os defeitos viram efeitos
Peter Gasper vive no Brasil há cerca de 50 anos e marcou sua atuação em território nacional sendo responsável pela elaboração de grandes projetos de iluminação da arquitetura brasileira. O especialista projetou a iluminação de grande parte das obras de Oscar Niemeyer espalhadas por todo Brasil - com destaque para as que se encontram em Brasília -a Hidrelétrica de Itaipu, o Teatro do Rio de Janeiro, entre outros.
A muralha da barragem de Itaipu ganha contornos magestosos quando iluminados
O talento do lighting designer aparece até mesmo quando o mestre erra. Sobre o Palácio da Alvorada, Gasper conta que cometeu um ''pequeno deslize'' que lhe conferiu o efeito perfeito. ''Tínhamos que iluminar uma estátua maciça em frente ao Palácio. Mas a minha intenção era dar ênfase ao Palácio, como primeiro plano. Logo, deixei a escultura sem luz incidente e ela se transformou em uma silhueta memorável. Mesmo sem luz, ela ficou mais destacada. Esse foi um defeito que se transformou em efeito'', comenta.
O Palácio da Alvorada sob as luzes de Gasper, destacando ainda mais a sua beleza
E tanta beleza tem seu preço. Antes Gasper precisava viajar a feiras internacionais para trazer o que havia de mais inovador no mercado e no conceito de iluminação. Hoje, ele diz que a internet, a importação e até mesmo a tecnologia desenvolvida no país estão suprindo o mercado de iluminação satisfatoriamente. ''Mas muita coisa ainda precisa vir de fora e daí entram as taxas de importação em jogo. Mas quem prima pela qualidade e tecnologia de ponta paga o preço'', afirma.
A Catedral Metropolitana ganhou mais beleza sob as luzes de Peter Gasper
De acordo com a iluminadora Jamile Tormann as pessoas se preocupam muito mais com a iluminação nos dias de hoje do que há anos atrás, pois descobriram que a luz influencia biologicamente em seu comportamento. ''Você pode permitir a uma pessoa ficar mais ou menos tempo dentro de um ambiente, só calculando a iluminação do local'', explica.
Mais uma vez a parceria Gasper-Niemeyer surpreende no projeto do Museu Oscar Niemeyer, popular Museu do Olho, em Curitiba
Outro ângulo do Museu Oscar Niemeyer na capital paranaense
Como a luz pode possibilitar o conforto, auxiliar no aprendizado, despertar sensações e até provocar irritabilidade, seu efeito deve ser planejado logo na concepção do projeto. ''Um projeto de iluminação de um shopping, por exemplo, deve ser tratado logo no início do planejamento arquitetônico, são atuações complementarem'', evidencia Jamile.