Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Móveis 'flutuantes'

Iluminação de efeito torna os espaços mais leves e elegantes

Redação Bonde
04 nov 2014 às 12:58
- Divulgação / Daniel Mansur
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O mercado de decoração conta com uma grande variedade de materiais e design, o que permite mudar o visual da casa com muita criatividade. Uma das últimas tendências em iluminação, muito presente nos projetos de arquitetura é a "iluminação de efeito". O recurso, que tem como segredo as fitas de LED, torna os ambientes mais leves e elegantes, e surpreende ao ser a estrela da composição de um espaço. O bacana dessa técnica é que cria a ilusão de que móveis e objetos estão deslocados da superfície. É como se estivessem flutuando.

"Este recurso funciona projetando um recuo na base do mobiliário para que seja embutida uma iluminação e é essa luz que cria o efeito visual de que os objetos estão suspensos, flutuando", explica a arquiteta Nathália Otoni, da Óbvio Arquitetura.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O efeito pode ser criado por meio de lâmpadas fluorescentes ou com fita de LED. A arquiteta Ivana Seabra gosta de usar em seus projetos a fita de LED: "Além de durar mais tempo, as fitas de LED são mais finas e se camuflam bem nos mais variados objetos como cama, arandela, armário e outras, proporcionando um lindo efeito", defende.

Leia mais:

Imagem de destaque
Baixou!

Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro

Imagem de destaque
Entenda

Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras

Imagem de destaque
13,7 milhões

Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo

Imagem de destaque
Descontos de até 55%

Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina


dos projetos com lâmpada fluorescente tubular. "Ela tem uma iluminação mais intensa e isso faz com que esse efeito fique em maior evidência. Ao projetar o móvel, eu insiro braçadeiras que vão segurar essas lâmpadas para escondê-las no móvel", salienta.

Publicidade


Divulgação / Célio Diniz
Divulgação / Célio Diniz

O recurso também pode ser usado para destacar objetos de parede, criando uma interessante ilusão de ótica - Projeto de Ivana Seabra


"Sem dúvidas, o móvel iluminado é uma peça que chama muita atenção na decoração. Além de dar importância ao objeto, a iluminação faz parte da ambientação do cômodo e compõe com a arquitetura o lugar", enfatiza Nathália Otoni.


Para quem curtiu essa ideia moderna e criativa, a notícia boa é que o recurso pode ser utilizado em qualquer espaço da casa, tanto em móveis e objetos – que tem com base o piso - quanto naqueles fixados nas paredes. A iluminação de efeito traz muita leveza e um toque elegante aos ambientes. "O recurso proporciona mais sofisticação aos ambientes e proporciona aos objetos maior destaque", reforça Iara.


Divulgação / Daniel Mansur
Divulgação / Daniel Mansur

No projeto Iara Santos a iluminação de efeito foi criada com lâmpadas fluorescentes

Mas antes de lançar mão da iluminação de efeito é preciso ter alguns cuidados. "Não é legal abusar demais desse recurso, pois aquilo que seria algo de destaque fica banalizado na decoração. Outro detalhe importante é em relação à escolha do tom da luz. Jamais misture cores diferentes de luz para criar essa sensação. O ideal é apenas um tom, que pode ser mais frio ou mais quente, dependendo do projeto", orienta Ivana Seabra.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo