Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Essencial

Iluminação complementa e valoriza a decoração; veja dicas profissionais

Redação Bonde
29 set 2014 às 11:15

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nenhum projeto de interiores está completo sem a parte luminotécnica. Muito mais do que apenas iluminar os ambientes, a luz se tornou, há algum tempo, um elemento fundamental de todo o processo de criação e execução. Os efeitos que podem ser criados por diferentes artifícios de iluminação são inúmeros, destacam e valorizam espaços, revestimentos e itens decorativos.

"Um projeto luminotécnico deve ser pensado de forma totalmente integrada a outros elementos, o conceito é concebido como um todo. Os detalhes mais técnicos e definições de pendentes, luminárias, fitas de LED e os tipos de lâmpadas, por exemplo, são definidos durante o projeto executivo", explica a arquiteta Renata Mueller.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A criatividade na hora de trabalhar esse elemento é um diferencial, além de destacar objetos e revestimentos, ela é capaz de criar cenários, orientar fluxos de circulação de um espaço e transformar um ambiente, deixando-o mais acolhedor e confortável, por exemplo. "Em meus projetos, procuro usar a iluminação principalmente para evidenciar as linhas do design e do mobiliário, mas não existe uma regra geral, depende do que se pretende valorizar e de que forma", revela a arquiteta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Baixou!

Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro

Imagem de destaque
Entenda

Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras

Imagem de destaque
13,7 milhões

Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo

Imagem de destaque
Descontos de até 55%

Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina


Divulgação
Divulgação


A automação da iluminação é uma tendência e valoriza ainda mais o imóvel e o projeto luminotécnico. Com ela é possível programar diferentes grupos de luz e em várias intensidades, criando cenas diversas e modificando totalmente o ambiente. Estudar a iluminação mais adequada para cada cômodo também é fundamental, "devemos considerar o conforto que a luz proporciona, qual a função do espaço, economia, design e estrutura elétrica. Em quartos e áreas íntimas, por exemplo, a luz deve ser amarela, mais quente e tornar o ambiente mais aconchegante, mas em escritórios e cozinhas a proposta é totalmente diferente e indico luzes brancas, frias, que estimulam a atenção e são mais realistas", complementa a profissional. Projetos que valorizam esse elemento é uma tendência, criam soluções diferenciadas e a criatividade não tem limites.

Serviço:
Renata Mueller
Arquitetura. Design. Arte (www.renatamueller.com.br)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo