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Formas, texturas e cores

Identidade: Todeschini lança coleção inspirada nas raízes brasileiras

Redação Bonde
23 abr 2014 às 11:34
- Divulgação
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A Todeschini buscou inspiração na formação antropológica do povo brasileiro para criar sua nova coleção de produtos. A Coleção Identidade, que retrata o DNA da construção étnica do Brasil – índios, negros e portugueses –, apresenta a miscigenação de raças, culturas e cores originárias do nosso país.

O conceito da coleção está ligado diretamente ao trabalho do antropólogo e educador Darcy Ribeiro em seu livro "O Povo Brasileiro", lançado em 1995, que também virou um documentário onde traços da pluralidade racial do Brasil são analisados desde a origem. Conhecido pela dedicação ao estudo das raízes do país, Darcy, falecido em 1997, deixou um grande legado sobre a nossa formação étnica, história e matrizes culturais.

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O povo brasileiro é reconhecido mundialmente pelo calor humano, pela sensibilidade e pela forma acolhedora como estabelece e cultiva suas relações. E essa característica única está presente na Coleção Identidade. Os novos padrões são todos texturizados e sensíveis ao toque, provocando uma experiência sensorial agradável que vai além de um conceito estético.

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Ao fazer referências às nossas origens, a nova Coleção da Todeschini homenageia todas as regiões do país, nomeando seus padrões de uma maneira tipicamente brasileira: Ouro Preto, Cerrado, Abadá, Pinhão e Jangada apresentam diferentes possibilidades de utilização em cozinhas, dormitórios, homes e painéis de acabamento. O padrão Tessile, remanescente da Coleção Vida, ganha o nome de Tessile Touch - agregando textura, e também compõe a Coleção Identidade podendo ser utilizado nas mesmas aplicações dos demais. Os padrões Tessile Touch e Jangada ainda podem ser utilizados em armações de móveis.

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Divulgação
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As pinturas também ganham nomes bem brasileiros e acabamento em alto brilho – com técnica utilizada pela Todeschini – pioneiro no país. A cartela de cores viaja pelos tons de bege - Duna, Areia e Sisal, em alto brilho, e Palha em acetinado. Os tons mais escuros e oriundos da cultura brasileira são o Cacau, Mar, Petróleo, Amazônia e Cajá. O Matone e o Tomate permanecem com o acabamento acetinado presente na última Coleção, porém na Identidade também recebem o acabamento em alto brilho – a grande aposta da marca para os próximos dois anos.


A coleção aposta ainda em produtos conceituais e com valor agregado. O padrão Tricot, que imita o tramado de linhas, pode ser utilizado em módulos flexíveis e painéis de acabamento. Já um padrão com aparência de metal oxidado e sensível ao toque, pode ser aplicado como a proposta do Aço Cortain, muito utilizado em fachadas externas e agora trazido para o mobiliário com exclusividade da Todeschini.

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Fechando a linha de produtos conceituais, o Verena Rajado é produzido em PET (Politereftalato de etileno), sendo assim sustentável, ecologicamente correto, e é aproveitado especialmente para o revestimento interno de gavetas.


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Pensando no meio ambiente e apostando na inovação, a Coleção Identidade apresenta ainda as frentes Linha DNA. Grande aposta da marca para essa coleção, podem ser utilizadas em portas e gavetas – somente dos flexíveis. As peças são compostas por um aglomerado de madeira denominado "OSB", até então sem aproveitamento pela indústria de móveis, e por meio de um processo inédito de fabricação, resultam em peças únicas, que recebem acabamento acetinado nas cores turquesa, fendi, tomate e ônix.

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Englobando todos os detalhes, a Coleção Identidade traz também novas opções de puxadores. Produzidos em materiais alternativos com acabamento em couro, nas cores marrom, preto e branco, e também em lona, os novos puxadores apresentam ainda modelos que ganham um toque especial, como detalhes em cristal Swarovski.


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Empresa celebra 75 anos


Considerada uma das maiores fabricantes de móveis planejados da América Latina, a todeschini celebra em 2014 seus 75 anos. Ao longo desse tempo, a empresa tem se destacado pelo desenvolvimento de móveis e complementos para ambientes personalizados, direcionados para residências, empresas e hotelaria.

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Características como design, inovação, qualidade, solidez e confiança estão presentes tanto nos pilares da empresa, quanto em seus produtos que, alinhados com as principais tendências mundiais de arquitetura, podem ser encontrados em mais de 250 lojas exclusivas distribuídas em todo o Brasil, além de unidades no exterior: no Panamá, Uruguai, Paraguai, México e Colômbia.


Localizada em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, a Todeschini possui um amplo parque fabril, com 54 mil m² e equipado com o que há de mais moderno em maquinário no mundo.

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É famosa no mercado por seu pioneirismo e pela constante capacidade de renovação, materializada nas novidades lançadas a cada ano. "O tempo passou, mas a essência do pensamento continua a mesma: inovar para encantar o cliente! Oferecer produtos únicos, para pessoas com personalidades únicas", destaca o presidente da Todeschini, João Farina Neto.


Mais de sete décadas de expertise fizeram com que a empresa valorizasse o seu principal ativo: o "colaborador". Com uma política de RH estruturada, mantém a gestão participativa como base fundamental, permitindo que os colaboradores se reúnam para discutir ideias de melhorias que, se forem aceitas, valem dinheiro. "A Todeschini se tornou a empresa que é graças as pessoas que trabalham aqui. Somos feitos de pessoas e, se chegamos aos 75 anos, foi por causa delas", finalizou o presidente do Conselho da empresa, José Eugênio Farina.


Nova loja em Londrina

Está prevista para o início de maio a inauguração de uma nova loja da Todeschini em Londrina.
De acordo com o gestor de Mercados da empresa para o Norte e Oeste do Paraná, Moisés Simões Moreira, a nova loja ocupará um amplo espaço no edifício Torre de Pietra, na Avenida Ayrton Senna, na Gleba Palhano.


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