Beleza, meio ambiente e tecnologia. Os 26 ambientes da mostra de decoração Haus Innen, que acontece em Londrina, reúnem esses três elementos de forma harmoniosa e elegante. Caminhar pelos 1200 m² de construção e pelos 3000 m² de terreno da casa escolhida para a edição desse ano é se encantar com cada detalhe, com cada peça e com a combinação de elementos, texturas, formas e cores.
Os destaques desse ano ficam por conta do conforto oferecido pela automação dos ambientes e pelos revestimentos das paredes. Tecidos, papéis de parede, aplicações de pedras e luzes dão o tom, criando espaços acolhedores e relaxantes. A sustentabilidade também é ponto forte, com uso de madeira de demolição, bambu e outros elementos que trazem a natureza para dentro de casa.
A Haus Innen fica aberta até o dia 16 de agosto e merece, sem dúvida, uma visita. Para quem ainda não teve a oportunidade de visitar o evento, vale a pena conferir uma pequena amostra do que vai encontrar por lá.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Adega - Ambiente intimista
Muito mais do que um depósito de vinhos, o espaço desenhado por Juliana Fahl e Paulo Kobylka foi preparado para apreciar a bebida, em um ambiente bastante intimista. O couro preto capitonado na parede e as poltronas vermelhas dão o ar acolhedor, completado pelo reflexo da luminária na parede escura.
Jardim do Café - Formas e volumes
Jardim do café
O formalismo deu lugar à atmosfera litorânea no projeto assinado por Márcia Castro e Zu Macedo, da NeoArch Arquitetura. A dupla apostou na sobriedade do preto e nas formas geométricas na hora de compor o mobiliário, assinado pela Donaflor Mobília, além de explorar o uso de madeira certificada, responsável pela estrutura focada no jogo de volumes. Os tecidos da VivaIn garantem o tom de leveza e tranquilidade, assim como a cascata, da Cia. das Águas.
Café e Varanda - Ecocriativo
Varanda do café
As ideias de Alice Prandini deram corpo ao ambiente, que além de multiuso, se mantém quase que totalmente sustentável. Voltado para uma pausa para o café, com a tranquilidade para uma leitura e espaço para internet, o ambiente se tornou um verdadeiro convite ao descanso. Os móveis em fibra natural, o bambu e a presença marcante de madeira e tijolo de demolição, se integram com o paisagismo, que ganha destaque pela cortina de samambaia.
Suíte masculina - Moderno e retrô
Suíte Masculina
O imaginário masculino foi muito bem retratado pela arquiteta Larissa Weffort, que trouxe para o ambiente o contraste entre o azul e o vermelho, evidenciado por luzes incidentes e de teto. O freegobar em estilo retrô contrasta com a modernidade da composição da cena.
A arquiteta propõe um diálogo entre a modernidade e o retrô de uma maneira perfeitamente notada na escolha de elementos, como a parede de pedra bruta e o chão de madeira, que se contrapõem à tecnologia disponibilizada pela cabine de banho da Xara Motors - que possui cadeira e jatos de massagem em toda a sua extensão e permite várias formas de utilização.
Home Theatre e Escada - Composição luxuosa
Home Theatre
Novidades em revestimento e texturas sensíveis ao toque dão estrutura à criatividade de Andreia Scherer Hovgesen, que garantiu certa sobriedade ao espaço, ao mesmo tempo em que harmonizou conforto e elegância, com tonalidades de preto e prata. Destaque para as placas laterais almofadadas, que colaboram como recurso acústico e para o papel de parede, assinado por Marcelo Rosenbaum.
Como recepção para o andar superior, a escada ao lado do Home Theatre ganha parede revestida de e espelho.
Suíte de Hóspedes e Banho de Hóspedes - Inovação nobre
Suíte de hóspedes
A aposta de Fausto Cintra e Carolina Sakuno vai do clássico ao moderno, perceptível na escolha do mobiliário e no uso de recursos tecnológicos. Para o banho, pastilhas de vidro e espelho entram em contraste com a madeira; harmonia presente também na iluminação embutida e na escolha do lustre de cristal, ao lado da cama by Anjos Colchões.
Sala de jantar - Requinte e integração
Sala de jantar
O ambiente desenvolvido por Rosana Ribeiro e Marcio Koga traz para os momentos de refeição muita sofisticação, graças aos tons sóbrios dos móveis. Em uma das paredes, o espelho amplo aumenta o espaço destinado à sala de jantar e a estante ao redor da janela permite integração com a parte exterior da casa e dá destaque para as peças de decoração. No detalhe, a cômoda típica de quarto ganha lugar de destaque graças aos cristais aplicados na parede e às cortinas.
Loft Cosmopotita - Integração e tecnologia
Loft Cosmopolita
A aplicação da temática Casa Inteligente foi amplamente aproveitada no projeto Loft Cosmopolita, produzido por Camila Forbeck, Henrique Rainato e Paula Viotto, do escritório In Arquitetura. A utilização de 50 metros quadrados ampliados pelo jogo de espelho, compartilhamento de ambientes e integração do sistema de som - acessível a todos os ambientes, até no banheiro - é o que há de mais moderno e adaptável às propostas de apartamentos atuais.
Cadeiras em acrílico, home office integrado ao living e lareira compartilhada com o quarto, são alguns dos inúmeros detalhes que agradam aos olhares dos antenados em sofisticação e tecnologia, pois tudo funciona ao toque do computador - desde a subida das persianas ao controle da temperatura ambiente.
A área gourmet integrada com o living dá a sensação de proximidade e acolhimento. As linhas retas do mobiliário ganham requinte com o lustre clássico.
Lounge BMW - Negócios luxuosos
Lounge BMW
Um espaço para receber clientes especiais, que apreciam peças de design e conforto, e que mantivesse o clima doméstico e acolhedor. Essa foi a ideia inspiradora de Luciana Regnier e Luciano Bachet para criar um ambiente comercial que pudesse também servir de inspiração para um espaço na casa de alguém que é apaixonado por carros. O telão integra a sala à garagem, que ganha are de jardim graças à parede de plantas.
Suíte da menina e banheiro da menina - Fantasia parisiense
Suíte da menina
A suíte da menina, criada por Larissa Weffort, é um convide ao universo lúdico que vive a adolescente moderna - com cama suspensa por cabos de aço e revestimentos nas paredes que conferem cor e textura ao mesmo tempo. Destaque para o papel que lembra couro aplicado atrás da cama. O guarda-roupa, com suas transparências, e os quadros, deixa claro que ali é o ambiente da menina bailarina. As luzes ganham o interior do guarda-roupa em uma simetria perfeita com a iluminação aplicada na decoração. A varanda abriga cadeira de balanço que possibilita a vista da piscina em toda a sua imponência.
O banheiro é um convide ao sossego. A banheira renascentista e a coloração do ambiente dão um toque requintado e perfeitamente adaptado ao imaginário adolescente atual. Tudo isso composto com muita delicadeza - repleto de muito rosa em contraste com o preto e o amarelo da parte superior da parede.
Home Office - Praticidade sóbria
Home Office
O intimismo de um escritório em casa é a palavra de ordem do ambiente criado por Andreia Scherer Hovgesen. O mobiliário da Evviva, todo em preto e prata, tem linhas retas que permitem várias combinações e deixam todos os objetos à vista e à mão, além de conferir um clima clean e sério ao espaço. A iluminação que adentra o armário dá o ar moderno e inovador.
Piscina e Jardim da piscina - Contrastes ousados
Um escape do convencional para o conceitual define o espaço projetado por Wagner Donadio e Nathália Montans. O esmero da dupla fica por conta dos contrastes de materiais, que passam por areia, madeira, pedra, fibra sintética, lona, entre outros utilizados em um espaço de 450 metros quadrados. A dupla traz ainda conceitos que vão desde recursos tecnológicos, como o uso de LEDs dentro da piscina até a rusticidade, presente na vegetação seca que remete ao sertão brasileiro. O resultado é um espaço com clima descontraído, aconchegante e descompromissado.
Suíte Master e Banheiro Master - Inspiração internacional
Suíte Master
Para criar essa suíte, a designer Kátia Costa pensou em um casal que adora viajar e curte peças de design. A estante atrás da cama, feita sob medida, serve perfeitamente para guardar livros, fotos e objetos garimpados em vários países. Os tons de marrom, pretos e areia dão o tom sofisticado do ambiente. Para completar, dois espelhos orientais formam a moldura para a cômoda em estilo clássico.
No banheiro, o destaque é para a banheira de hidromassagem da Xara Motors, que tem aparelho de som e luzes imbutidos que transformam o banho em uma festa. A poltrona vermelha fica em harmonia com o papel de parede e oferece conforto e calor ao ambiente.
Living - Simetria e espaço
Living
O conceito de sustentabilidade do arquiteto Caco Piacenti é visto na escolha dos materiais que compuseram o Living. A seda ganha texturas e sensações diferentes ao olhar e ao toque. O ambiente abriga tapetes, revestimento de parede, capas de almofadas e cortinas - todos oriundos da seda. Nas cortinas, o efeito de gaze dá o tom intimista ao ambiente, possibilitando trabalhar com a transparência e o jogo de luzes. O requinte é conferido pelos lustres clássico-renascentistas escolhidos para compor a cena.
O amplo ambiente é preenchido por móveis em formatos diferenciados, imprimindo a quebra na linearidade do ambiente.
Contrastando com os espaços grandes, o arquiteto traz uma sala mais intimista, para receber poucas pessoas. Livros e álbuns de fotografia ficam a disposição no ambiente que ganha tranquilidade com as cadeiras de madeira e com os pontos de fibra ótica no teto.
A mesa central baixa conduz os convidados para diferentes ambientações - sendo o living principal, a área da lareira e o ambiente de estar. Este último confere ao visitante um tom sensorial propiciado pelas fibras óticas que mudam de cor instaladas no teto, pelos livros de viagens.