Quando pensamos em construir, muitas vezes a escolha do tipo de telha que será usada vem somente no final do projeto. Mas, de acordo com dicas de profissionais, ela deve ser planejada desde o início do projeto.
Existem alguns cuidados que devem ser tomados na hora da escolha. O tipo de inclinação do telhado deve ser levado em conta, poque existem indicações do grau máximo e mínimo a ser usado para não ter problemas de entrada de calor, água ou vento.
Existem vários tipos e modelos, cada um tem uma finalidade. Veja quando e como usar cada uma delas:
Leia mais:
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
Saiba com que frequência lavar pijamas e roupas de cama
Sem recursos, Caixa reduz crédito para o financiamento de imóveis de até R$ 1,5 milhão
Telhas termoacústicas
São ideais para projetos que precisam de acabamento com isolamento térmico e acústico. Além de isolar o som, ela ajuda a diminuir os gastos com energia e refrigeração.
Ela é composta por duas telhas metálicas - trapezoidal ou forro na parte inferior - preenchidas com materiais isolantes como o poliestireno (isopor) ou poliuretano. Os materiais isolantes que podem compor a telha possuem funções diferentes e, por isso, é preciso verificar qual a necessidade da obra antes de optar por um deles. Porém, ambos retardam a ação de chamas e não absorvem água.
Telhas pintadas
Elas são boas opções para ambientes com grande incidência solar, pois possuem pintura elestrostática, uma das mais modernas e avançadas. As telhas têm sistema de aplicação e revestimento à base de resina poliéster, ideais para produtos em aço galvanizado, oferecendo excelente resistência à corrosão. Sem que haja contato manual, a telha recebe uma camada de tinta em pó, passa por um túnel de irradiação e depois é submetida a um forno com temperatura de 240°C. O processo garante uma superfície uniforme, com brilho e excelente nível de proteção e durabilidade.
Telhas metálicas
Indicada para obras industriais, as telhas metálicas são produzidas com os padrões e normas vigentes e com a garantia de qualidade e durabilidade. Esse tipo de telha pode ser encontrada em dois formatos: trapezoidal ou ondulado, vai depender da necessidade de cada projeto.
Telha ondulada calandrada
São telhas que ficam com aspecto superficial liso e uniforme após receberem as curvaturas na calandra. Sua espessura mínima de 0,65 mm é definida em função da conformação do aço e melhor estética do produto. É indicada para projetos arquitetônicos.
Telha trapezoidal calandra
Esse tipo de telha é prática e de fácil manuseio devido ao acompanhamento do desenho da estrutura, as telhas tem baixa resistência mecânica na instalação e seu comprimento máximo é de 10 m com raio igual ou maior a 40.000 mm. Além disso, devido a sua espessura mínima de 0,65 mm proporciona melhor estética e leveza aos diversos tipode de projetos.
Telha multidobra
Indicada para dar acabamento entre a cobertura e o fechamento, a telha multidobra foi pensada para projetos que não utilizam calhas. Para obter a curvatura nas telhas, são feitas dobras transversais na chapa de aço.
Telha perfurada
Por conter aplicação de lã de rocha, esse tipo d telha evitará que exista a reverberção acústica. Ela pode ser usada em qualquer projeto que busque um design diferenciado.
Telha translúcida
A principal função desta telha é dar maior luminosidade ao ambiente, reduzindo os custos com a iluminação. Ela é ideal para ambientes que necessitam de muita luz, como galpões, lojas comerciais, clubes e escolas. (Fonte: Ananda Metais e Revista Zap)