Ter o controle da rotina da casa, além de assegurar o conforto da família. Essa é uma das nada fáceis tarefas do cronograma diário de milhares de mamães no mundo. Modernas executivas ou tradicionais donas de casa, elas têm uma coisa em comum: gostam de dar uma atenção especial para os filhos, e, para isso, precisam do tão precioso tempo.
Para facilitar as atividades do dia a dia destas mulheres, a Todeschini desenvolve móveis planejados que primam pela funcionalidade.
Segundo a arquiteta Caroline Bollmann, a praticidade é um dos itens mais pedidos durante o briefing de um projeto de interiores quando a cliente é mãe. "Elas querem móveis bem resolvidos, que sejam de fácil utilização, organizem os espaços e se ajustem ao seu programa diário".
Bollmann destaca que a escolha dos materiais e acabamentos corretos faz a diferença na rotina agitada que possuem. "É preciso escolher com base no perfil de vida de cada pessoa", informa, e completa: "Existe uma grande variedade de padrões que são de fácil manutenção, por exemplo, os melamínicos e os madeirados".
A arquiteta Solange Schafer conta que a integração dos ambientes também é uma das solicitações das mães. "Geralmente, querem integrar a cozinha e a sala de estar para aumentar o tempo de convívio da família", diz, e explica: "Enquanto ela ou o marido cozinham, podem se interar sobre o dia das crianças num espaço agradável".
Para Schafer é possível ser funcional dentro da modernidade de um projeto arrojado. "Os ambientes devem ser personalizados considerando as necessidades do cliente, seu modo de vida e seus gostos. Nas cozinhas uso muito os gavetões e as portas de vidro colorido Color Glass, que são super modernas e fáceis de limpar", ressalta, e completa: "As pessoas querem móveis que façam com que o ambiente tenha vida".
O arquiteto André Pacheco concorda com esta teoria. Para ele, o design é fundamental. "A mães querem praticidade, mas não abrem mão da beleza".
De acordo com o profissional, é preciso saber dosar na hora de desenvolver o projeto de decoração. "Gosto de usar padrões madeirados claros ou cores como branco ou creme, pois ampliam os cômodos. Um espaço com muitas informações pode ter uma manutenção mais difícil", afirma.
Outro aspecto considerado por Pacheco é a composição de ambientes que tenham o conforto como característica principal. "Trabalhando fora ou não, as mamães têm uma rotina árdua de muito trabalho, por isso merecem uma casa na qual possam relaxar e descansar também. E é nosso papel dar vida a este lugar agradável"!