Notícias

Fórum lançará Cartilha sobre sustentabilidade em Curitiba

31 dez 1969 às 21:33

A sustentabilidade é um tema presente em todas as áreas da sociedade. Na construção civil não é diferente; diminuir os impactos ambientais também deve ser responsabilidade de arquitetos e engenheiros. Dentro dessa concepção, acontece nos dias 11 e 12 de dezembro, em Curitiba, o FOCUS – Fórum do Ambiente Construído Sustentável, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento Paraná. "O objetivo maior é informar ao público em geral, especialmente aos profissionais diretamente envolvidos, sobre a responsabilidade social que têm quando fazem ou executam uma obra", explica o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Paraná, o arquiteto Jeferson Navolar.

A proposta inicial é apresentar temas para serem discutidos por grupos de trabalhos. O conteúdo desenvolvido fará parte de uma cartilha com diretrizes sobre sustentabilidade, para orientar os profissionais e a sociedade. Haverá seis grupos com os temas: Sustentabilidade no Uso das Águas, Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, Eficiência Energética, Poluição Eletromagnética, Planejamento Urbano Integrado e os Materiais e a Forma de Arquitetura Sustentável.


No evento, ainda será lançado o concurso público nacional para a criação da logomarca do FOCUS/PR, que terá reuniões periódicas para aprofundar os temas. Paralelamente, será realizada a Feira de Materiais e Produtos Amigáveis ao Meio Ambiente.


Após o lançamento, o objetivo do fórum é promover a discussão da sustentabilidade do ambiente construído. "A cadeia produtiva da construção civil é uma das principais responsáveis pela degradação do meio ambiente urbano, mas existem profissionais preparados e tecnologia adequada para a reversão desse quadro", considera Jeferson Navolar. As entidades responsáveis pelo fórum entendem que os profissionais a quem representam são os responsáveis diretos pela construção de ambientes e de edificações sustentáveis e cabe a elas a promoção, o aprimoramento e a atualização técnica desses indivíduos.


Dentre as propostas do FOCUS/PR estão o estabelecimento de um calendário para reuniões quinzenais dos grupos de trabalho; criação de um grupo de debates na web; organização de possíveis premiações estaduais sobre o tema; o aumento de entidades integradas ao fórum e atividades envolvendo legislação e regulamentação sobre o tema.


O evento ocorrerá no Centro de Integração Comunitária Diva Pereira Gomes, onde funciona a guarda mirim. Junto ao FOCUS, ocorrerá o VIII Encontro de Arquitetos do Paraná.

Serviço: Mais informações pelos telefones (41) 3336-3810 e 3243-6464.


Continue lendo