Ideias simples e econômicas podem ajudar a deixar a casa mais bonita e confortável para as festas de final de ano. A época de receber amigos e familiares demanda soluções pontuais e ainda é tempo para realizá-las. Além da organização habitual de guarda-roupas, armários e estantes em geral, uma boa dose de criatividade é bem vinda nesse momento. A empresária Sônia Holtz, proprietária da Goya Revestimentos, em Curitiba, afirma que revestir paredes e móveis é uma das alternativas mais viáveis, em razão da gama de produtos disponíveis no mercado, da versatilidade e durabilidade dos materiais e, enfim, do investimento em tempo e dinheiro.
"Existem opções para todos os gostos, dos mais simples, aos mais sofisticados", coloca Sônia. Ela completa dizendo que revestimentos promovem ambientes mais acolhedores e confortáveis e, uma simples troca de tecidos de almofadas já dá uma nova cara ao lar. A variedade de tramas, estampas e cores ainda ajuda a criar o cenário desejado para a casa, embora cada tecido tenha uma aplicação recomendada. Para cortinas, por exemplo, são sugeridos panos leves, que facilitam a entrada da luz natural, como a organza e a seda.
Os estofados e paredes demandam materiais mais resistentes, mas que podem ser ao mesmo tempo, refinados. Nesses casos, a tecnologia empregada na fabricação do material confere o poder de impermeabilização – para ambientes exteriores e mobília praiana - e reforça a estrutura, aumentando assim a durabilidade. "Como estamos a um passo das festas, uma das características de destaque dos serviços de revestimento é a colocação rápida, limpa e sem cheiro e a fácil manutenção", avalia Sônia. Quem não quiser redecorar com tecidos, tem ainda os papéis de parede como opção, que graças aos avanços na fabricação, simulam o mesmo efeito de sofisticação, com qualidade e, dependendo da escolha, com gastos sensivelmente mais baixos.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Nesse final de ano que se aproxima, para transformar um espaço de maneira simples e prática, a dica é ainda a utilização de almofadas e xales, que ajudam a enriquecer o ambiente. "As estampas das capas são as mais variadas. Vai desde a imitação de peles de animais, passando por arabescos, geométricos, listras, alto relevo e florais", explica a empresária. Forrar cadeiras, sofás, poltronas e outros tipos de móveis com materiais como linho, algodão, chenille e seda é também uma opção.
Quem quiser uma mudança mais radical pode lançar mão ainda dos painéis fotográficos – uma forte tendência da década de 1960 – que voltou com força no cenário da decoração de interiores. Adaptados para a modernidade, os painéis voltam a ser acondicionados nas paredes e trazem paisagens de praias, florestas, cachoeiras, bosques, cidades, entre muitas outras. Algumas das vantagens são a resistência à abrasão e ao rasgo, grande capacidade de reposicionamento, além de ser à prova d’água. Mas, quem desejar essa alternativa deve se antecipar. Os painéis alemães, que podem ainda ser personalizados conforme o gosto do cliente são encomendados diretamente do distribuidor.
UM POUCO SOBRE A GOYA REVESTIMENTOS PARA INTERIORES
Com atuação no mercado desde 1997, a Goya Revestimentos para Interiores foi pioneira no sul do Brasil na importação de palhas orientais. Atualmente, a loja oferece novidades em papéis de parede, revestimentos em fibras naturais e tecidos. A Goya realiza parcerias com profissionais da área e oferece serviços personalizados aos clientes que desejam "vestir" o ambiente em que vivem.
SERVIÇO:
Goya Revestimentos e Decoração para Interiores Batel
ENDEREÇO: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 1.332, Batel.
TELEFONE: (41) 3224-6858
Goya Revestimentos e Decoração para Interiores Alto da XV
ENDEREÇO: Rua Augusto Stresser, 1.588.
TELEFONE: (41) 3013-6858