Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Diferenças culturais

Feira de artesanato incentiva a troca de experiências

Redação Bonde
24 set 2009 às 11:49

Compartilhar notícia

O evento apresentará peças de mais de 18 países, entre eles Peru, África do Sul, Quênia, Equador, Indonésia, Tunísia, Índia, Uruguai entre outros - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As feiras de artesanato são sempre muito atrativas para as pessoas que buscam objetos diferentes pessoais ou para suas casas. Entretanto, muitos produtos artesanais são mais do que acessórios ou peças decorativas. Eles possuem um significado histórico e artístico. Com o objetivo de mostrar a importância do artesanato para diversas culturas acontecerá a primeira edição da Art & Craft – Feira Internacional de Artesanato, entre os dias 9 e 18 de outubro, no Centro de Exposições do Cietep/Fiep.

O evento apresentará peças de mais de 18 países, entre eles Peru, África do Sul, Quênia, Equador, Indonésia, Tunísia, Índia, Gana, Paquistão, Uruguai, México e Japão. "Esperamos oferecer aos visitantes um ambiente cultural, em que haja troca de experiências e conhecimentos sobre outras culturas", explica Carmem Fernandes, diretora de Marketing da FUN Produções, organizadora do evento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A artesã sul-africana Charity Kayesa, por exemplo, trará para a feira, as bonecas Ndebele, típicas da cidade Kwa Ndebele, no estado de Mpumalanga. "As pessoas desta cidade são muito conhecidas em nossa cultura, pois são uma tribo pacífica que ainda mantém vivo o Ubuntu, que significa Humanidade em nossa lingua", conta. "As mulheres desta tribo andam, o tempo todo, cobertas para mostrar respeito e quando casam, ganham a boneca Ndebele como símbolo de bençãos, felicidade e união familiar", revela.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022

Imagem de destaque
2.022,00

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo

Imagem de destaque
656 municípios

Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo


De acordo com a artesã equatoriana, Ivonne Fabara Monteros, que faz parte do grupo artesanal "Tierra y Arte", a participação na feira é importante para mostrar parte da identidade cultural do seu país. "O Equador é um país pluriétnico e pluricultural. Cada uma de suas quatro regiões naturais (Costa, Sierra, Oriente e as Ilhas Galápagos) tem seu próprio artesanato, produto do simbolismo ancestral e presente, que representa a alegria e o colorido do povo". Essas características podem ser vistas nas obras de cerâmica, madeira, sementes, joias de prata e ouro, bordados, tecidos, chapéus de palha entre outras. "O artesanato é de suma importância no Equador, pois emprega cerca de 200 mil famílias", afirma.

Publicidade


Para quem gosta da cultura japonesa, a praça de alimentação será temática, com decoração, comida e produtos japoneses. Para visitar a feira, o ingresso será de R$ 4, sendo que uma parte do valor arrecadado será doado para o Hospital Erasto Gaertner. Aniversariantes do dia, lojistas de móveis e decorações, arquitetos, decoradores e menores de 12 anos e pessoas acima de 60 anos não pagam entrada.


Serviço:
A primeira edição da Art & Craft – Feira Internacional de Artesanato, acontece entre os dias 9 e 18 de outubro, no Centro de Exposições Cietep/Fiep - Av. das Torres, 1341 (ao lado do Big).


O horário de funcionamento é das 14h às 21h. O valor da entrada é R$ 4, sendo que uma parte do valor arrecadado será doado para o Hospital Erasto Gaertner. Aniversariantes do dia, lojistas de móveis e decorações, arquitetos, decoradores e menores de 12 anos e pessoas acima de 60 anos não pagam entrada.

Mais informações pelos telefones (41) 3205-9868 ou (41) 9208-6974, pelo e-mail [email protected] ou pelo site www.artcraft.com.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo