Com as casas e apartamentos cada vez mais compactos às vezes é preciso improvisar. Na tentativa de deixar mais espaço para a circulação ou até mesmo para armários, colocar a cama na frente da janela pode ser uma alternativa. A ideia pode parecer estranho inicialmente, mas com criatividade e os devidos cuidados, essa disposição pode agregar charme ao quarto.
Normalmente as dúvidas em relação a esse tema giram em torno da cabeceira. Em alguns casos a cabeceira é dispensável, já que a própria janela entra como item de decoração e ajuda a "emoldurar" a cama. Lembre-se sempre de tentar centralizar a cama em relação à janela o máximo que você puder. Mesmo que as janela não seja centralizada. Caso contrário o quarto ficará com aspecto torto.
A cabeceira é obrigatória, no entanto, quando o peitoril da janela for muito baixo. Ela vai ajudar a evitar acidente e fazer com que você possa dormir com a janela aberta.
Leia mais:
Novas regras da Caixa para financiamento de imóveis entram em vigor a partir desta sexta
Mansão de Hebe Camargo vai a leilão, mas não recebe lances
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Em quartos com cortinas, por exemplo, é preciso deixar espaço atrás da cama. A dica aqui é apostar em modelos que vão desde o teto até o chão, mesmo que a janela não seja tão grande. Isso vai dar a impressão de que o quarto é maior e deixar o ambiente mais elegante. Para uma aparência mais moderna, utilize cortinas sem pregas e, para um toque mais tradicional, utilize cortinas plissadas.
Persianas e cortinas curtas também podem ser utilizadas, principalmente se os quartos foram maiores, já que não ampliam o cômodo visualmente. Neste caso, opte por modelos e cores que "conversem" com o restante da decoração. Dá para combinar a cor da persiana, por exemplo, com o das almofadas ou de outro item decorativo.
Para quartos sem cortina e camas sem cabeceira, dá para usar o peitoril da janela para decorar o quarto. Use-o para colocar vasos, livros ou outros objetos. Separamos algumas imagens para você se inspirar. Confira!
(Fonte: eHow e Minha Casa, Minha Cara)