Notícias

Eventos paralelos completam a programação da Abimóvel

31 dez 1969 às 21:33

Faltando cinco meses para o início do Salão Abimóvel – Salão Internacional de Vendas e Exportação de Móveis, que acontece de 17 a 21 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, a Abimóvel – Associação das Indústrias do Mobiliário, organizadora da feira já começa a preparar os eventos simultâneos que completam a programação da feira. Concebido para ser uma plataforma de negócios voltados ao mercado interno e de exportação do mobiliário nacional, o Salão Abimóvel será uma grande vitrine em lançamento de móveis e complementos, divididos em vários segmentos. O objetivo é realizar um evento completo para atender ao exigente mercado moveleiro e sua crescente demanda.

3º Congresso Moveleiro Abimóvel


O 3º Congresso Moveleiro Abimóvel, que acontece nos dias 19 e 20, das 8h30 às 13h, em paralelo ao Salão, traz para o setor discussões que buscam encontrar caminhos e alternativas para estar mais próximo ao consumidor final.


O Congresso é organizado, sobretudo, para empresários da cadeia produtiva de móveis, sindicatos e entidades ligadas ao setor, instituições governamentais e privadas, universidades, centros tecnológicos; instituições de ensino e pesquisa, além de importadores e designers. Durante o congresso também serão realizadas várias palestras. Informações e inscrições pelo site www.congressomoveleiro.com.br.


Prêmio e Mostra Nacional de Design


Os trabalhos de 20 jovens talentos do design moveleiro, com até 35 anos, serão o centro das atenções da Mostra Nacional de Design, que irá explorar a convergência entre arte e tecnologia em prol do design para a competitividade da produção nacional. Para que a mostra possa acontecer, a Abimóvel realizará a 5ª edição do Prêmio Abimóvel de Design, considerado um dos mais importantes concursos do setor moveleiro.


Coordenado pelo professor Auresnede Pires Stephan, o Prêmio tem como objetivo valorizar o profissional de design brasileiro e promover uma maior integração com a indústria, por meio do desenvolvimento de produtos que possam ser viabilizados economicamente e produzidos. Com o tema Mobiliário para classe C e D, a avaliação dos trabalhos inscritos será feita pelos critérios de originalidade e inovação, contexto mercadológico, viabilidade de produção industrial e funcionalidade. O júri será formado por profissionais de design, pesquisa e desenvolvimento, membros de Associações e Programas de Design e Industriais ligados ao segmento mobiliário.


Os cinco finalistas terão os seus trabalhos expostos em feiras internacionais que contam com a participação do Programa Brazilian Furniture. "A Abimóvel acredita no potencial do design brasileiro e esta será uma premiação muito diferente visando ampliar a exposição da produção e da criatividade nacional", acrescenta José Luiz Diaz Fernandez, presidente da entidade.


Encontro de Negócios Brasil


A Abimóvel promoverá pela primeira vez o Encontro de Negócios, voltado para empresários brasileiros interessados em negociar seus produtos e estabelecer novos contatos. O objetivo do Encontro é promover negócios com empresas e os 50 maiores compradores nacionais selecionados por meio de pesquisa prévia.


Cada encontro que durará em média 20 minutos, o que proporcionará maior objetividade e aumento das chances de concretização de negócios entre as partes interessadas. Poderão se inscrever, somente expositores do Salão Abimóvel. Cada participante terá direito a três reuniões gratuitas. Caso a empresa optar por mais reuniões, terá um custo de R$ 35,00 para cada novo agendamento. A previsão da Abimóvel é que sejam realizadas mais de 1500 reuniões nos dois dias do evento.


Rodada Internacional de Negócios


A Rodada Internacional de Negócios, que acontece simultaneamente ao Salão Abimóvel, é uma ação do Projeto Brazilian Furniture, da Abimóvel – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. O objetivo da Rodada é promover negócios com empresas importadoras, levando os móveis brasileiros a diversos lugares do mundo.


Durante as reuniões, que duram em média 30 minutos, são gerados contatos comerciais e negócios com compradores de vários países: África do Sul, Angola, México, Canadá, Índia, Argélia, Espanha, EUA, Rússia, China, EAU, Panamá e alguns países da América do Sul. Este ano a expectativa é que os resultados sejam superiores aos de 2008, principalmente porque o setor moveleiro prevê a retomada do crescimento para o segundo semestre.

Os interessados em conhecer mais dos eventos paralelos podem acessar o site da entidade www.abimovel.com.br.


Continue lendo