Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Architectour 2008

Evento de Arquitetura para o Turismo será no Brasil

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis - Procon/SC
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais de 9 milhões de estrangeiros devem visitar o Brasil até 2010, a estimativa é do Governo Federal. Os números são animadores, no entanto vêm acompanhados de uma grande preocupação: a falta de planejamento das grandes metrópoles para a prática de um turismo sustentável.

Para discutir o tema e como o problema vem sendo tratado tanto no Brasil quanto na Europa e Estados Unidos, Florianópolis recebe nos dias 7 e 8 de agosto o Architectour 2008. O encontro vai reunir no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), alguns dos mais consagrados profissionais da área. A confirmação de nomes como o do arquiteto chinês Chien Chung Pei e do francês Christian de Portzamparc está fazendo com que o evento seja considerado pelo setor como o mais importante do ano no Hemisfério Sul.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com Hamilton Lyra Adriano, organizador do Seminário, a idéia é investir esforços no debate do planejamento do espaço turístico por meio de aspectos arquitetônicos, urbanísticos e por temas afins, que envolvem estudiosos de diversas áreas ligadas diretamente a esta temática: ambientalistas, geógrafos, engenheiros, turismólogos, historiadores, designers, administradores públicos, entre outros. "Pensar o turismo única e exclusivamente pelo viés econômico proporciona sua exploração de forma equivocada, sem a preocupação com a preservação do espaço. O objetivo do evento é criar estratégias de valorização da cultura e preservação do meio ambiente; dar visibilidade ao debate acerca dos impactos do turismo convencional; além de promover políticas que privilegiem o turismo sustentável ", declara.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022

Imagem de destaque
2.022,00

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo

Imagem de destaque
656 municípios

Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo


Com painéis e palestras de especialistas de várias nacionalidades e diversos estilos, Florianópolis vai se transformar na capital do planejamento do espaço turístico durante os dois dias do evento. Para Lyra esta é a hora de fomentar a discussão do assunto. "Obviamente as mudanças são lentas, porém é necessário criarmos oportunidades para levantar a questão. Precisamos discutir qual o futuro que queremos para nossas cidades," argumenta.


Entre os palestrantes estão os arquitetos, já citados, Chien Chung Pei e o francês Christian de Portzamparc, referências na questão de sustentabilidade. Entre as obras mais conhecidas de Portzamparc estão a Torre LVMH em Nova York, edifícios habitacionais no Japão e a embaixada da França em Berlim. Dentre os principais temas que serão abordados destacam-se: o enfoque sustentável nos equipamentos urbanos: novas cidades, novas arquiteturas no desenvolvimento das atividades turísticas, revitalização das cidades para o turismo, cases de sucesso no planejamento urbano ao redor do mundo e políticas públicas para a sustentabilidade.

O arquiteto argentino Rubén Pesci e os arquitetos Máximo Rumis e Marcela Leiva, ambos da DPZ Latin América, também confirmaram presença no evento. As inscrições e a programação completa estão disponíveis no www.architectour.com.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo