Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Para deleite público

Espaços públicos são premiados no Idea Brasil

Liliana Onozato/Folha Casa & Conforto
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As suntuosas linhas arquitetônicas de dois espaços com acesso público despertaram a atenção do corpo de jurados do prêmio Idea Brasil, realizado mês passado, em São Paulo. Na categoria Ambientes, a capital paulista despontou com dois Ouros: a Livraria Cultura, do arquiteto Fernando Brandão; e o Octávio Café, com design coletivo de Alfredo Farné, Carla Calabria Gouveia, Ivana Coelho de Miranda, Talita Gollub Yang, Mariana Ulhôa Cintra Araújo.

Localizada na esquina da Alameda Santos e a Rua Augusta a livraria envolveu uma série de desafios, entre eles a integração da megastore ao espaço tombado do prédio do Conjunto Nacional, edificado na década de 50.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outro ponto de superação foi adequar as instalações do antigo Cine Astor - que apresenta rampas, mezaninos e áreas inclinadas. No projeto foram utilizadas rampas para integrar a livraria ao Conjunto Nacional e, na área interna, facilitar o acesso às diversas seções, favorecendo a dinâmica espacial do local.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022

Imagem de destaque
2.022,00

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo

Imagem de destaque
656 municípios

Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo


Para sua composição, vigas de concreto armado protendido e lajes pré-fabricadas destacaram-se como principal matéria-prima. Do mezanino, é possível ter uma visão geral da loja com uma área total de 4.300 metros quadrados. O investimento na obra foi de R$ 6 milhões.
Café com estilo

Publicidade


A principal idéia era traduzir o conceito da grife Octávio Café Especiarias em sua construção. Como resultado, um prédio que lembra ao mesmo tempo um coador de café e uma xícara, devido ao desenho curvo e inclinado, em que o consumidor é convidado a explorar os sentidos.


O edifício é composto por dois blocos: uma caixa de vidro e madeira, onde fica o balcão, e uma área de alvenaria para as atividades técnicas e administrativas, numa área construída de 3.100 metros quadrados.

À noite, o destaque especial fica por conta da iluminação projetada para a caixa de vidro, lembrando que a diversidade de texturas e materiais - tijolo, madeira de demolição, metal, inox - é alusiva ao contraste na produção do café, dos cafezais até às máquinas modernas. No salão central, um torrador de café desperta o olfato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo