As preferências e os gostos de cada integrante da família devem ser levados em consideração na hora da decoração da moradia. É fundamental que todos tenham seu espaço integrado aos demais ambientes da casa. Para decorar seu novo apartamento, em Curitiba, um cirurgião plástico quis transformar a residência de 800 metros quadrados em um espaço de lazer e descanso, próprio para passar as horas livres com seus filhos pequenos. A arquiteta Jane Rocha
assinou o projeto, que conferiu ao ambiente um estilo moderno e sofisticado e ao mesmo tempo funcional.
Pensando na integração entre pai e filhos, Jane transformou um dos cômodos em uma brinquedoteca, um dos ambientes mais discutidos e pensados do projeto. ''Por ser um espaço de lazer e integração entre os filhos e o pai, contemplei mesinhas de jogos com poltronas confortáveis para que eles possam jogar e assistir à tevê ao mesmo tempo. Brinquei com formas circulares na parede e com espelhos para dar um ar mais infantil''.
Outro destaque é a integração entre as salas de jantar e estar. Além de atender às necessidades da família, o espaço é próprio para receber convidados. Em uma das paredes, um móvel projetado sob medida pela arquiteta integra todos os acessórios necessários aos prazeres do vinho e do charuto. ''Tudo em um só mobiliário de linhas puras, nichos espelhados e acabamento em alto brilho''.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Na área íntima, os cômodos expressam a individualidade de cada membro da família. No quarto da menina foi trabalhada a fantasia da princesa, com tons em rosa claro e leves brilhos nas colchas e na cortina. No dormitório do menino, o tema central é o desenho animado. A suíte master, por sua vez, representa o universo adulto, com sofisticação e grandes espaços. ''O destaque do ambiente é a cama ampla, de 2,90m x 2,90m, instalada na generosa área do quarto'', afirma.
Local de encontro entre pai e filhos, o home theater é um dos locais mais frequentados da casa. ''Procurei compor o ambiente com muito conforto, já que todos da casa são apaixonados por cinema. O home conta também com uma tecnologia de automação fundamental para esse ambiente'', diz a arquiteta.