Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Design arrojado

Escadas agregam funcionalidade e estética aos ambientes; veja como usar

Redação Bonde
21 jan 2015 às 09:01

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando pensamos em objetos decorativos e peças de design a última referencia que temos são as escadas. Mais que um recurso para alcançar lugares altos ou ter acesso a outros andares da casa, a escada pode cumprir outros papéis que agregam funcionalidade e estética.

As escadas são muito bem-vindas em ambientes onde é fundamental utilizar ao máximos as paredes. "Esse é um elemento marcante na arquitetura e tem papel imprescindível na decoração, seja em ambientes pequenos ou maiores", destacam as arquitetas Nathália Otoni e Luciana Araújo, do escritório Óbvio Arquitetura.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ao se trabalhar com escadas, a segurança não deve ser ignorada, pelo contrário. "Para os revestimentos, opte sempre que possível por soluções antiderrapantes em parte ou totalidade do degrau", recomendam Nathália e Luciana.

Leia mais:

Imagem de destaque
Baixou!

Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro

Imagem de destaque
Entenda

Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras

Imagem de destaque
13,7 milhões

Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo

Imagem de destaque
Descontos de até 55%

Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina


A designer de interiores Iara Santos conta quais os cuidados necessários ao especificar esse objeto no décor: "Ao inserir a escada no projeto é importante que a pessoa tenha em mente que está escolhendo, além de um elemento funcional, um produto decorativo. Como tal, o material, a cor e o design devem ser levados em consideração para que haja uma boa harmonia com o restante do layout".

Publicidade


Deve estar atento ao estilo de decoração. "A funcionalidade e o uso decorativo quebram a rigidez do décor e brincam com o ambiente. Por essa característica, o único estilo que não combina com o uso de escadas, é o estilo clássico", alerta Iara.


Esse objeto pode fazer as vezes de banco, estante, e até de mini revisteiro. Dessa forma, decora e continua cumprindo um papel prático e funcional", conta Maria Cristina, decoradora e proprietária da loja Villa Maria.

Publicidade


Confira alguns exemplos:


1. A escada foi incorporada à estante de maneira charmosa e funcional, o que deu um toque especial ao décor.


2. Multifuncional, essa escada além da sua principal função, pode ser usada também como assento e mini estante, mudando-se apenas a altura dos degraus.


Reprodução
Reprodução


3. A escada faz as vezes de mini revisteiro guardando as revistas da usuária do espaço. A composição é criativa e prática.

Reprodução
Reprodução


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo