Quando o bom senso é deixado de lado é possível errar mesmo aplicando todas as já famosas e conhecidas regras de decoração. A blogueira Rosana Silva, do Simples Decoração, cita alguns exemplos de regras que deveriam ajudar, mas que podem acabar prejudicando o visual do ambiente. Anote e saiba como não errar:
Espelhos são ótimos para aumentar o espaço
Com certeza a informação confere, mas nisso não significa colocar espelhos em todas as paredes. Além disso, é necessário que o lugar onde eles serão inseridos seja bem pensado: evite espelhos em locais em que possam se quebrar facilmente (perto do chão, em quinas), em frente de assentos e na linha dos olhos das pessoas, em locais onde bata o sol diretamente.
Uma das melhores formas de usar espelho na mesa de jantar: sem que ninguém se veja no espelho e de frente para a entrada de luz.
Branco aumenta e ilumina os ambientes
O branco pode dar uma impressão de espaço maior, mas a única coisa que ilumina um ambiente é luz: Um ambiente todo branco no escuro é preto, e com pouca luz fica um cinza sujo ainda mais se tudo está branco, com cara de hospital, sem contrastes nem alegria. O correto é um ambiente branco com cores espalhadas.
"Usar somente cores neutras "
As cores neutras são ótimas para enfatizar as cores vivas. Um ambiente totalmente neutro corre o risco de facilmente ficar sem vida. Para evitar isso, usar estampas e texturas é uma ótima ideia mas, mesmo assim, há que se ter cuidado:
Muitos objetos e estampas de cores diferentes deixam o ambiente com uma aparência de "cheio" e "pesado". Novamente, é necessário que o bom senso seja utilizado para não deixar a casa sobrecarregada. Estampas e texturas leves, com pouco contraste entre elas são indicadas para ter um ambiente harmônico e agradável. Não se esqueça de testar antes de fazer qualquer escolha, o único jeito de acertar na decoração é tentando e experimentando diferentes combinações. (Fonte: Simples Decoração)