Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Transformação

Economize: pequenas mudanças dão cara nova aos ambientes

Redação Bonde
03 mai 2012 às 11:19
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Chegar em casa todos os dias e encontrar a mesma decoração de sempre pode se tornar cansativo. E quando o orçamento está apertado, a solução é buscar alternativas rápidas e baratas para inovar. A Futura Tintas, em parceria com as arquitetas Cris Paola e Dani Barella, da BP Arquitetura de São Paulo, acreditam que é possível deixar a decoração mais bonita, agradável e sofisticada sem gastar muito. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

A intenção é decorar sua casa de maneira rápida, prática e elegante? Pintar as paredes é um bom começo. Qualquer ambiente ganha um novo astral com uma pintura renovada. Mudanças nas cores propiciam a sensação de bem estar e elevam a autoestima. A dica é da gerente de marketing da Futura Tintas, Angela Chapper. "O primeiro passo é identificar a tonalidade que você tenha uma maior afinidade, e depois buscar algumas variações para dar mais vida ao ambiente. Cores vibrantes como Lilás, Tangerina, Sol de Verão; e rosas fortes como Rosa Vida, são algumas das tendências que estão em alta este ano".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com as arquitetas Dani Barella e Cris Paola, saber utilizar as cores em favor de cada ambiente é tão importante quanto saber escolhê-las. Se o ambiente for muito pequeno, por exemplo, a recomendação é que se usem tons mais claros, já que os escuros diminuem o espaço. "Caso haja preferência por cores fortes, as pessoas devem procurar escolher uma só parede para aplicá-la, não esquecendo de que o vermelho causa irritabilidade se for usado em grande quantidade. O preto e o branco em excesso, por sua vez, podem causar até depressão", destaca as especialistas da BP Arquitetura.

Leia mais:

Imagem de destaque
Baixou!

Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro

Imagem de destaque
Entenda

Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras

Imagem de destaque
13,7 milhões

Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo

Imagem de destaque
Descontos de até 55%

Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina


Uma opção que traz mais praticidade e agilidade na hora de pintar a sua casa é a tinta sem cheiro. É possível trocar as cores sem sair de casa e sem o desconforto do forte odor que a pintura do ambiente pode trazer. "A tinta Futura Super Premium, da Futura Tintas, é uma referência. A fragrância é muito suave e em apenas três horas após a aplicação, ela perde totalmente o odor. Outra característica é a secagem rápida e a alta performance", destaca Angela Chapper, gerente de marketing da Futura Tintas.

Publicidade


Flores


Se a ideia for além da pintura, sem gastar muito tempo e dinheiro, um arranjo ou um buquê de flores é uma ótima opção para transformar o ambiente e destacar algum espaço que antes estava esquecido ou pouco valorizado. "É importante ter plantas espalhadas por toda a casa, não importa a espécie", afirma Cris Paola.

Publicidade


Reprodução
Reprodução

Arranjos de flores têm a capacidade de transformar um ambiente e devem estar espalhados em vários locais da casa


De acordo com a arquiteta, além de decorar, algumas plantas são capazes de harmonizar o ambiente, renovar o ar e trazer energia positiva para os interiores. Para cada tipo de benefícios, ela recomenda algumas espécies:


Espiritualidade: as flores de pétalas brancas são associadas à paz de espírito e a intuição, o lírio da paz é uma opção;

Publicidade


Família: plantas com alturas variadas, com caule e tronco espessos e folhas em abundância;


Prosperidade / Abundância / Fortuna: flores com pétalas laranja e amarelo forte, como as Begônias e os Girassóis, são símbolos de abundância e prosperidade.

Publicidade


Sucesso / Fama: flores de pétalas vermelhas.


Organização


Outra dica muito importante é reorganizar a casa: jogar fora papéis velhos, doar roupas que não se usa, abrindo espaço para novas energias. "Não se deve conservar objetos quebrados e armários desorganizados. Não podemos esquecer que a organização do mundo exterior se parece muito com a visão interior de nós mesmos", explica Cris Paola.

Depois de repaginar as paredes, é hora de deixar a criatividade fluir e priorizar a locomoção no ambiente. "Mudar uma mesinha de lugar, trocar o tecido de um sofá que já esta com aparência de muito usado, substituir um quadro ou um tapete. Muitas vezes uma pequena mudança de layout faz a sala parecer maior e mais arejada", finaliza Dani Barella.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo