Para muitos, um dos momentos mais aguardados do dia é a hora do sono. Nada mais justo, já que você passa quase um terço da sua vida dormindo. Por isso, uma cama mais aconchegante facilita ter uma boa noite de sono, trazendo mais disposição e bom humor pela manhã.
O conforto passa muito pela questão dos aromas e da aparência. Ter lençóis sempre limpos e passados, com cheirinho de amaciante ou aromatizador de tecidos, é básico.
Veja outras 12 dicas para ter uma cama mais aconchegante:
Leia mais:
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
1 - Escolha o colchão certo em relação a seu peso e altura. Verifique se a densidade e o tamanho do colchão estão adequados a seu estilo de sono. Por isso, não se acanhe e experimente o colchão na loja. Pergunte ao vendedor se, caso você não se adaptar, a loja troca o colchão comprado por outro modelo.
2 - Mantenha a higiene do colchão. Além da limpeza periódica, deve ser feito de três em três meses o giro dos colchões - dos pés para a cabeça e da face de baixo pra cima. Isso, além de aumentar o tempo de vida útil do colchão, evita pontos mais duros ou moles.
3 - A periodicidade da limpeza do colchão deve ser feita conforme a sujeira e manchas acumuladas. Uma opção é chamar uma empresa especializada para fazer a higienização à vapor. Se a limpeza for feita em casa, cuidado para não encharcar o colchão. Prepare a espuma do produto do tipo limpa carpete e localize-a sobre a mancha, depois coloque o colchão ao sol.
Estas empresas têm máquinas que aspiram e secam e o colchão úmido é perigoso, pode causar doenças. Muitas das rinites e alergias de pele são causadas por problemas com a cama, como acumulo de fungos.
4 - Troque os lençóis ao menos uma vez por semana ou até antes, se sentir necessidade.
5 - Use protetor de colchão fazendo a troca junto com a roupa de cama, ao menos uma vez por semana. Os melhores são os que têm a aba de elástico não os que vestem por inteiro com zíper. Por ser mais fáceis de retirar para limpar, fazem com que a pessoa realmente faça as trocas.
6 - Também os travesseiros precisam de protetores, que devem ser retirados para lavar com a mesma frequência das demais roupas de cama. A troca semanal evita o acumulo de fungos.
7 - Prefira lençóis fabricados com 100% de algodão. A malha e outras fibras sintéticas que não amassam enchem de bolinhas com a lavagem e não passam tanto conforto. Tem quem goste de lençol de seda pura, entretanto o toque deste tecido é frio, não tendo assim o mesmo conforto térmico que um lençol de algodão.
8 - Escolha o travesseiro de acordo com a sua necessidade: baixo, regular ou alto. Atente para o material que é feito o recheio do travesseiro, experimente qual tipo de densidade você se adapta melhor. Ao comprar o jogo de lençóis, opte por cores claras, evitando estampas muito grandes e chamativas. Leve em conta a quantidade de fios: quanto mais fios, mais maciez e suavidade. A partir de 200 fios por polegada já é possível perceber a diferença no conforto.
9 - Em hotéis a maneira técnica de fazer a cama é envelopar todas as partes dos lençóis. Entretanto, para maior conforto, deve-se envelopar todos os lados apenas do lençol de baixo, o resto da roupa de cama somente na parte dos pés. Depois de arrumar a cama é importante afofá-la, afrouxando as cobertas.
10 - Depois do envelopamento da roupa de cama, prepare o leito dobrando uma das pontas de cabeceira do lençol no sentido diagonal.
11 - Verifique se a cama não faz barulho ao deitar ou ao mover-se. Neste caso, os modelos em box costumam ser mais silenciosos do que a cama de madeira ou metal.
12 - Mande fazer uma cabeceira acolchoada sob medida. Faz toda a diferença ao se acomodar para ler ou assistir televisão.