Utilizado pelos nobres dos séculos passados, o dossel é uma armação com cortina ou véu, que fica sob a cama e conquistou o gosto popular. Podendo vir anexada diretamente do teto ou em postes colocados em cada um dos quatro cantos da cama, a peça sempre confere luxo aos ambientes.
Mas não se trata apenas de efeito estético. Com a chegada do verão, a incidência de mosquitos aumenta ainda mais, por isso, para proteger as crianças enquanto elas dormem, o dossel aparece como solução. Além de impedir que mosquitos e insetos ataquem as crianças, esse acessório ainda dá aquela repaginada na decoração do quarto da garotada.
"Existem vários tipos de dossel: o de fixação em parede, no teto ou na própria cama. Ele pode ser feito de metal ou madeira", explica a decoradora Maria Cristina Bahia. A profissional é uma das sócias da loja Villa Maria, especializada em dormitórios. Na loja, é possível encomendar um dossel tornando a peça exclusiva para o espaço.
Leia mais:
Novas regras da Caixa para financiamento de imóveis entram em vigor a partir desta sexta
Mansão de Hebe Camargo vai a leilão, mas não recebe lances
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Essa armação para as camas cria a sensação de que o quarto é mais alto, mas é necessário ter cuidado ao especificar o dossel, lembra Maria Cristina: "Deve-se considerar o espaço e o tipo de decoração. Em ambientes muito pequenos não fica muito legal, é ideal para espaços maiores".
É possível ainda especificar um dossel sem necessariamente ter que optar por uma decoração mais clássica. Atualmente, há opções que, apesar de guardar traços que lembram os dosséis antigos, são bem modernos e charmosos.