Do rústico ao contemporâneo, os projetos de banheiros e lavabos trazem temas diversos e soluções inusitadas para dar ao ambiente um ar despojado e moderno. Este ano, o tema da sustentabilidade apareceu em diversas mostras que apresentaram materiais como madeira de reflorestamento, pisos ecologicamente corretos e torneiras e válvulas de descarga ecológicas, que economizam água. Além disso, a utilização de pastilhas e espelhos continuam em alta.
Um exemplo foi o lavabo projetado pela arquiteta Ana Paula Trento, que utilizando a mistura de materiais, cores e texturas, criou um espaço destinado ao público engajado com as questões ambientais. Entre os elementos sustentáveis, figuram o cimento queimado, que possui alto rendimento e custo reduzido, e o tampo em MDF com efeito ebonizado, que substitui a pedra sem comprometer a durabilidade e a estética do ambiente. "Os destaques são para o mosaico cimentício branco, que proporciona profundidade e sofisticação ao lavabo, em contraste com materiais rústicos, como a madeira de demolição e o cimento queimado", comenta a arquiteta, que apresentou o projeto na Casa Cor 2010, em Curitiba.
Um sistema de descarga econômica, que economiza cerca de 60 litros de água se comparado aos sistemas tradicionais, foi utilizado no Banheiro Funcional da Casa Cor 2010, desenvolvido pela Balaroti Design. O espaço contém elementos do passado e do presente, uma mistura de retrô e pop, valorizando a liberdade de expressão. Para destacar a releitura dos anos 60, uma parede do banheiro foi revestida com azulejos 15X15.
Leia mais:
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Prédio sem conservação na Duque de Caxias em Londrina incomoda comerciantes
Os estilos clássico e contemporâneo estiveram marcados no ambiente Banho do Casal da Mostra Morar Mais por menos. O principal aspecto considerado pelas designers Fabianne Domingos e Tatiane Daniele Dallacorte na hora de projetar o Banho do Casal foi manter a privacidade na intimidade do casal sem separá-los completamente. "Utilizamos tapetes feitos em tear manual com fibras naturais, um produto completamente ecológico, e luminárias artesanais feitas com cristais. Além de bonitos, são produtos originais e de baixo custo", complementam as profissionais.
Estilo moderno
A música foi a inspiração do arquiteto Zeh Pantarolli, que desenvolveu o ambiente Vestir e Banho do Jovem da mostra Morar Mais por Menos. O ambiente passa por todas as fases da adolescência de um garoto moderno, de 12 a 16 anos. O diferencial do Banho ficou por conta do spa vertical da Vesi Metais e Louças. O toque despojado vem da cuba folha, encontrada na Brascor, e também das pastilhas da Pastilhart em forma de equalizador, estampadas com adesivo optical art na área do banho e do sanitário.
Outro destaque do ambiente é o painel feito com discos de vinil colados em uma placa de MDF, padrão laca, lançamento da Eucatex – uma opção barata e reaproveitável de decoração. Detalhes como louças, espelhos dispostos de forma divertida, luminárias diferenciadas, metais com design arrojado, iluminação decorativa e funcional, que proporcionam um ambiente relax, também são destaque no projeto. O resultado disso tudo foi um ambiente despojado, inspirador, moderno e funcional. Um ambiente que respira música, tecnologia e que consegue percorrer toda a adolescência de um garoto moderno.
Para as meninas, um projeto de destaque deste ano foi o Banho da Moça, também da mostra Morar Mais, assinado pelas arquitetas Maytê de Camargo e Priscila Galicioli. Entre os detalhes está o tampo da pia, que vai do teto ao chão, em curvas. A peça tem base de madeira e é forrada com pastilhas de vidro roxas. Outro destaque do banheiro da moça é o box, desenvolvido em sistema de "sanduíche", com tecido no meio dos vidros. Ainda nesse espaço do banho, o armário de toalhas interno dá independência para a jovem e o porcelanato com flores em strass garante o glamour. O piso também é todo de porcelanato, que lembra o mármore: é tão bonito quanto e mais barato. As clarabóias foram fechadas com acrílico redondo, de motivos florais. O papel de parede, ao invés da pintura, dá o tom romântico do ambiente. Além da cadeira da moça, sob o tampo um banco com dois lugares dá conforto as amigas, na hora de se arrumarem para a balada – ritual comum das jovens. (*Fonte: Jornal da Construção e Cia)