Funcionalidade, estética e conforto são condições indispensáveis em um ambiente contemporâneo. O designer de interiores é o profissional que busca transformar todos os tipos de espaço - residenciais, comerciais, corporativos, varejistas, espaços de lazer e entretenimento e também os ambientes relacionados à área da saúde, como clínicas e hospitais - tornando-os funcionais e agradáveis. Cabe aos decoradores de interiores a tarefa de desenhar o projeto, desenvolver os ambientes, definir o aproveitamento do espaço, além da criação de móveis, combinação de cores, texturas e escolha de utensílios.
Camila Tedeschi trabalha na área há oito anos e explica que conhecimento técnico, senso estético e bastante criatividade são características indispensáveis para quem deseja seguir a carreira de design de interiores. ''Além disso, é imprescindível que o profissional esteja sempre informado sobre as últimas tendências no campo de decoração, como cores e novos materiais. Cursos de atualização ou especializações também são extremamente importantes para destacar e aprimorar as técnicas '', afirma.
Para ela, o maior desafio do técnico em design de interiores é ter sensibilidade para entender as necessidades e desejos particulares de cada cliente. ''Para realizar um bom trabalho é preciso perceber o perfil e respeitar a disponibilidade financeira dos clientes'', salienta.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Camila Tedeschi acredita que os designers de interiores estão sendo cada vez mais valorizados. Hoje em dia existe uma preocupação crescente com a aparência das residências e com o bem-estar. ''O barateamento dos projetos de decoração também fizeram com que o trabalho do designer de interiores expandisse entre a classe média. Com isso, cresceram as oportunidades de trabalho'', comenta.
Conforme Lília Rodrigues, coordenadora do curso de Técnico em Designer de Interiores da Universidade do Norte do Paraná (Unopar), também é bastante otimista e acredita que o mercado para esses profissionais é bastante promissor. ''Especialmente em Londrina, cidade onde a atuação da construção civil é vertiginosa, o cenário é muito positivo. Além do designer residencial, em destaque em decorrência do lançamento de novos empreendimentos, o designer comercial está despontando. Além dos projetos para lojas e vitrines, os promotores de eventos estão absorvendo os técnicos em designers para criação de cenografia'', explica.
A professora ainda destaca que o designer de interiores pode trabalhar como autônomo ou como funcionário de lojas especializadas em móveis e artigos de decoração, construtoras e escritórios de arquitetura, paisagismo e decoração. ''O profissional graduado na área pode abrir uma empresa de consultoria e assessoria para pessoas físicas e jurídicas, gerenciando e coordenando reformas, projetos de ambientes, disposição de móveis e iluminação'', diz.
Hellen Gomes de Oliveira está se formando em tecnóloga em designer de interiores e pretende expandir seus conhecimentos futuramente, cursando também a faculdade de Arquitetura: ''Já trabalhei como estagiária em uma loja de móveis planejados e gostei muito. Mesmo quando me formar arquiteta pretendo trabalhar com decoração'', conta.
Leni Cermonez Lima está no último semestre do curso e também já acumula experiência profissional. Já trabalhou na concepção de vitrines e em uma fábrica de móveis e peças de decoração que utiliza a bananeira como matéria-prima. ''Quero atuar no ramo da restauração de móveis, que está em franco crescimento em decorrência da preocupação das pessoas com a sustentabilidade'', afirma.
Formação
O curso de Tecnólogo em Design de Interiores é oferecido pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR) e possui a duração de dois anos e meio. O valor da mensalidade é de R$ 336,00. De acordo com Lília Rodrigues, coordenadora do curso, a formação é bem prática e os alunos se envolvem com a área de desenvolvimento de projetos já nos primeiros semestres.
Principais atividades:
Home Teather projetado por profissionais da C+A Arquitetura e Design
O técnico em design de interiores é aquele profissional que harmoniza estilos de móveis, orienta a compra de obras de arte e decora residências e empresas. As atividades são:
- Desenvolver projetos;
- Estudar em detalhes a área a ser criada ou reformulada;
- Coordenar equipes de profissionais, como marceneiros, pintores e eletricistas;
- Supervisionar o trabalho da equipe e cronograma da obra;
- Montar orçamento;
- Desenhar mobiliários que irão compor o espaço;
- Escolher os adornos e revestimentos de pisos, paredes e tetos.
(Fonte: www.brasilprofissões.com.br).
Um pouco da história da decoração
A história da decoração remonta à antiguidade. A primeira civilização a se preocupar com os ambientes foram os egípcios, que iniciaram a pintura de interiores, há mais de três mil anos. Em seguida, os chineses desenvolveram a arte de laquear - processo de tratamento da madeira que utiliza como verniz a seiva da árvore-da-laca. A técnica de laqueação surgiu no século IV a.C. e, da China, passou ao Japão. Com as navegações, chegou à Europa, principalmente a partir do século XVI.
Durante o século XV, na Itália, especialmente em Veneza, a população de classe baixa começou a se distanciar dos senhores feudais e passou a construir moradias nos centros urbanos, com pouco dinheiro e muita imaginação. Assim surgiram técnicas de pintura como o Estuque Veneziano - uma antiga técnica de pintura em paredes resultante, originalmente, de uma mistura de cal e água; a massa, depois de colorida com pigmentos tirados da terra, era aplicada com uma espátula, obtendo-se uma cobertura texturizada e rústica. Atualmente, a cal foi substituída pela massa corrida à base de látex e de gesso dissolvido em água, misturado à cola branca e a corantes. Essa técnica ainda é muito utilizada nos projetos de decoradores.
Opções de especialização
De acordo com a Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), os profissionais que exercem essa atividade podem se especializar em diversas áreas. São elas:
Residencial
Projetos de Interiores para casas e apartamentos, novos ou reforma, localizados no campo, na cidade ou na praia, com intervenção em cozinhas, banheiros, dormitórios, salas e outras áreas.
Comercial
Design Comercial:
- Entretenimento: emprego de avançadas tecnologias na concepção de espaços tais como salas de cinema, teatros, casas de espetáculo, museus, galerias de artes, clubes de música e jogos;
- Saúde: ambientes desenvolvidos sob rígidas condições de operação que abrigam hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios médicos e dentários entre outros;
- Hospitality: espaços destinados a prestar serviços ao público como restaurantes, hotéis, auditórios, centros de convenções, night clubs;
- Escritórios (ou espaços corporativos): instalações para acomodar colaboradores, dentro de exigências de conforto e saúde, em empresas de qualquer porte ou ramos de atuação;
- Varejo: planificação de lojas, supermercados, shoppings centers, showroons, padarias e outros espaços destinados à comercialização de produtos e serviços.
(Fonte:www.abd.org.br)