Praticado na China há mais de três mil anos, o Feng Shui chegou ao Ocidente no final do último milênio e parece ter vindo para ficar, pois conquista mais adeptos a cada dia. A tradução literal do termo Feng Shui é vento-água. Para os chineses, o significado vai além. Eles acreditam que essa arte é como o vento, que não se pode entender, e como a água, que não se pode agarrar.
O Feng Shui é um estudo milenar chinês sobre a energia, como explica a arquiteta e urbanista Juliana Alencar, especialista em cores pela Universidade de São Paulo e consultora de Feng Shui. ''O Feng Shui é um estudo energético que independe da religião da pessoa. Se ela é católica, no local do guá da espiritualidade, vai colocar as imagens sacras, se é budista, o buda, se evangélica, a bíblia, e assim por diante'', explica Juliana.
A sala do apartamento ganhou um sino dos ventos, feito em bambu, que cria uma energia positiva, tanto pelo som quanto pelos movimentos. O vaso em dourado ao fundo, caracteriza a área da prosperidade.
E a harmonização energética feita pelo Feng Shui não serve somente para casas e apartamentos. '' Fazemos o Feng Shui em ambientes comerciais, no local de trabalho da pessoa e até mesmo dentro do carro. A primeira preocupação é manter sempre o ambiente limpo, os vidros sem manchas. Como o Feng Shui trabalha muito com a simbologia da casa, não ter esse cuidado seria o mesmo que enxergar com os olhos embaçados. Se os vidros não estão limpos, a energia não consegue entrar'', alega a arquiteta.
Para se ter uma ideia de como a técnica funciona a presença de objetos agudos ou pontiagudos no guá do relacionamentos, por exemplo, pode causar conflitos. ''Esses objetos, segundo os chineses, representam o sopro da morte. Quando fazemos a análise dos ambientes, se vejo um objeto pontiagudo em determinado lugar, recomendo um disforme, sem estrutura, para harmonizar a área. O mesmo pode acontecer quando, no guá do sucesso, é colocado uma fonte ao invés de objetos que representem o fogo. Essas inversões podem trazer desarmonias e fracasso'', explica a arquiteta.
Leia mais:
Prédio sem conservação na Duque de Caxias em Londrina incomoda comerciantes
Novas regras da Caixa para financiamento de imóveis em vigor
Mansão de Hebe Camargo vai a leilão, mas não recebe lances
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
As plantas, que simbolizam a força viva, foram colocadas na sacada para neutralizar a energia negativa que as quinas localizadas no teto trazem para a casa.
Uma maneira de usar o feng shui sem contratar um consultor é limpar os ambientes, tirar as coisas que não estão sendo utilizadas, doar, reciclar, pintar, consertar tudo que estiver quebrado, inclusive encanamentos. ''Depois disso feito é possível iniciar a harmonização do ambiente, desde que o Ba-guá seja colocado da forma correta'', recomenda Juliana.
O gráfico ba-guá: posicionado corretamente sobre a planta da casa, indica os pontos da residência relacionados às diversas áreas da vida.
Guá do trabalho - Sempre alinhado à parede da porta de entrada. Ideal é decorá-lo com objetos com formas irregulares, fontes de água e cor preta.
Guá dos relacionamentos - O uso de objetos em pares e pequenas luminárias é recomendável, porém os objetos não devem ser pontiagudos. O elemento é a terra e a cor rosa.
Guá do sucesso - Regido pelo elemento fogo, pode ser representado pelo dragão e pela cor vermelha.
Guá da criatividade - Regido pelo elemento metal, o ambiente que remete à criatividade pode ser decorado pelas estruturas em metal, como porta-retratos e molduras de espelhos e quadros.
Guá da prosperidade - Ativado por materiais em formato de curva, pelo movimento e pelas cores lilás e dourado.
Guá da espiritualidade - Abrange o autoconhecimento, pode ser representado pelo altar que não deve ser colocado nos quartos, nem em plataformas de escadas ou sob estas. Objetos de cerâmica e relacionados a crença e a sabedoria, como livros e revistas podem ser acomodados junto com as imagens. A cor predominante é o azul.
Guá da família - Representado pelo elemento madeira, a cor predominante é a verde.
Guá dos Amigos - Para esse ambiente os objetos utilizados devem ser presentes ou fotos em porta-retratos de metal, que é o elemento da área. A cor predominante é cinza.
Guá da Saúde - É regido pelo elemento terra, cores em tons de terra e amarelos são as recomendáveis, bem como objetos de cerâmica feitos com frutas e grãos.