Mais que simples fontes de luz, os lustres, luminárias e pendentes ganham status de objetos de decoração em projetos de interiores de estilos variados. Modelos clássicos cedem espaço para peças de design exclusivo, com harmoniosa convivência entre linhas contemporâneas e materiais que primam pelo uso da tecnologia.
Outra tendência são as matérias-primas naturais. Algodão, linho, seda e fibras - como o rami e o bambu - ''vestem'' lustres e luminárias e aumentam a sensação de aconchego, criando cenários para momentos de bem-estar.
Mais economia e fácil manutenção
Leia mais:
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
Prédio sem conservação na Duque de Caxias em Londrina incomoda comerciantes
O projeto luminotécnico feito por profissional especializado traz vantagens que vão além do melhor posicionamento das lâmpadas. De acordo com a lighting designer Isabela Figueiró, a especialização dos equipamento mais adequados gera economia tanto na compra das peças como no consumo de energia. A execução do serviço de instalação também é mais rápida e precisa, pois todo o trabalho a ser feito vem especificado com detalhes para orientar o eletricista.
A manutenção da estrutura de iluminação é outro aspecto que beneficia do bom projeto Isabela explica que a opção por peças mais adequadas reduz a necessidade de concertos e substituições. "Quando a troca de lampadas é necessária, um proprietário orienta o serviço para que as características originais sejam mantidas", diz.