Desenvolvido pela médica italiana Maria Montessori, o método Montessori propõe a busca direta e pessoal do aprendizado. Para isso, a criança precisa de um ambiente projetado sob esta ótica, feito para que ela possa circular livremente e descobrir possibilidades e estímulos ao seu desenvolvimento.
Para atender a necessidade de pais adeptos ao conceito surgiram os quartos montessorianos, projetados para que a criança tenha mais liberdade. Neste tipo de projeto, brinquedos, objetos, prateleiras, tudo é feito para estimular a criatividade e a curiosidade dos pequenos, de forma que tenham autonomia e não precisem da ajuda de um adulto.
A designer de interiores Iara Santos comenta a importância dos ambientes montessorianos. "A decoração montessoriana estimula a desenvolvimento motor e psíquico da criança", destaca.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
A designer aplicou essa técnica em um de seus projetos mais recentes. "Idealizei um quarto para dois irmãos, uma menina com cerca de dois anos e um menino com quatro. A ideia foi que tudo fosse bem colorido, bem alegre, para eles sentirem que era o espaço deles mesmo. Tudo foi colocado mais baixinho para eles terem acesso. Muitas vezes a criança desiste de um brinquedo ou qualquer outra coisa por não conseguir pegá-lo, isso desestimula, então, essa foi a principal preocupação", conta Iara.
O projeto é uma brinquedoteca com gavetões para guardar os brinquedos, revisteiro, baú, mesinha, nichos e prateleiras mais baixas para facilitar a vida dos pequenos. Outra preocupação foi a paleta de cores. Os tons usados não distinguem os gêneros feminino e masculino, assim, os irmãos possuem um quarto para brincarem juntos, um espaço coletivo.
Outro item que mereceu toda a atenção da designer foi a segurança. Como nesse tipo de ambiente tudo é mais baixo, houve a preocupação de esconder quinas e pontas para evitar acidentes. "Os móveis desse projeto foram feitos em curva, desa forma, as quinas são eliminadas, evitando que as crianças se machuquem", explica a designer.
O resultado foi um quarto alegre, colorido, cheio de detalhes e possibilidades. "A geometria com os números nas paredes, as cores, as formas, os brinquedos, cada cantinho e espaço tem a proposta de ensinar com o lúdico. Assim, a criança explora, se diverte e aprende brincando", considera.