Quando pensamos em quartos infantis nos vem à cabeça aqueles que conhecemos, cheios de informações, cores, brinquedos, e claro, muita bagunça.
Tendências atuais vão contra essa enxurrada de informações e trazem um lado mais moderno para os quartos infantis. Sem deixar o lado lúdico, essas tendências trazem outras formas de despertar a criatividade, e principalmente a autonomia dos pequenos desde cedo. Então, aproveite e mãos à obra!
Paredes
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Imagens de cenários ou paisagens cobrindo todas as paredes ou cheias de detalhes, personagens, e referências externas já foram muito usadas, mas convenhamos, as crianças podem se cansar rápido e todo o investimento ter sido em vão. Pinturas ou adesivos geométricos, como se fizessem uma estampa na parede, deixam o ambiente descontraído sem ser cansativo. Além de ser muito mais fácil de trocar de tempos em tempos.
As cores pastéis, nesse caso, são as mais indicadas, pois dão a possibilidade de trazermos cores mais fortes nos acessórios.
Mobiliário
O quarto de uma criança é o refúgio dela na casa. Mais do que ser feito pra ela, deve ser todo dela, com o mínimo de regras sobre o que ela pode ou não fazer nesse espaço. Os quartos montessorianos são uma tendência forte do momento e possuem uma filosofia bem bacana que incentiva a independência e criatividade.
Móveis baixos, na altura da criança, facilitam essa integração, pois deixam tudo ao alcance deles, além de trazerem conforto para os pequenos. A cama com casinha vazada de madeira vêm dessa filosofia. Elas ficam lindas no ambiente e ainda servem de chamariz para a transição do berço. As crianças adoram!
Mesinhas infantis são um item básico no reduto deles. Elas servem para estudar, brincar, criar e, por que não, servir um chá de mentirinha para os amiguinhos?
Acessórios e organização
Invista em itens que vão despertar a criatividade e curiosidade das crianças. Lousinhas, espelhos de acrílico baixos, nichos para brinquedos e prateleiras para os livros que devem estar sempre à mão. Nichos maiores no chão podem ser uma boa para encaixar cestos grandes e esconder a bagunça dos brinquedos.
Decoração e iluminação
Reserve a parte de cima das paredes para quadros e outras decorações que não tenham utilidade, como bandeirinhas e móbiles.
Toda criança já teve medo do escuro, então não se esqueça da luminária do lado da cama. Pode ser um abajur em acrílico, uma arandela bacana ou até aqueles varais de bolinhas coloridas iluminadas que estão super em alta!
Cabanas
Crianças adoram cabanas! A casinha montessoriana pode virar cabana só com um lençol por cima, por exemplo.
Outra tendência são as cabaninhas estilo índios americanas feitas com cabos de madeira e tecido. Elas são super fáceis de fazer (existem vários tutoriais na internet que ensinam o passo a passo). Depois é só jogar almofadas e cobertores dentro que eles vão amar a brincadeira.
A decoração do quarto é importante, mas não podemos esquecer nunca da segurança! Tomadas, quinas, objetos pontiagudos devem estar sempre vedados e fora do alcance deles.
Agora é preparar o cenário e começar a brincadeira!
*Por Nicole Santini, visual merchandiser da marca de móveis de design Oppa.