Notícias

Decoração com poás deixa o quarto do bebê alegre e delicado

11 jun 2014 às 12:14

Delicadeza é uma das palavras-chave quando o assunto é a decoração do quarto do bebê. Afinal, um ser tão pequenino e amado, precisa de temas leves e alegres para descansar. Um estilo que está em alta é o poá, um clássico do guarda roupa e também em artigos de decoração. A estampa de bolinhas, no francês conhecido como petit-pois, é fácil de combinar e sua mensagem mais forte é justamente a de delicadeza.

A arquiteta Estela Somensi, do escritório Somensi Arquitetura, explica que o poá pode ser usado de diversos modos, como em cortinas e papel de parede. Além disso, também pode ser utilizado nas almofadas, protetor de berço e outros elementos que compõem o quarto do bebê, sozinho ou mesclando com outras estampas.


Mas por misturar muitas cores é comum que as mamães fiquem com dúvidas na hora de combinar e com receio de exagerar na decoração. Porém, Estela lembra que não tem problema ficar colorido, mas alerta que é preciso cuidar com as cores muito fortes e estampas muito grandes para não ficar cansativo. "As cores devem ser harmônicas e não brigar entre si. A dica é usar uma cor neutra como base para contrapor com os elementos coloridos, por exemplo, móveis brancos são uma ótima opção para quem quer utilizar mais cores nos tecidos", afirma a arquiteta.


Usado para meninas e meninos, o poá permite brincar com a decoração. Estela lembra que o petit-pois é uma estampa clássica e delicada e por isso pode ser mesclada com diversas estampas, como as listradas, florais e xadrezes.


Reprodução


Cortinas


Uma ótima opção para usar o elemento sem sobrecarregar a decoração, é apostar nas cortinas com essa estampa. A Bella Janela acaba de lançar duas linhas que prometem um visual leve e delicado: a Devorê Kids e a Pratika Devorê Kids. Nas duas versões, a delicadeza do voil feito em viscose e poliéster vem ao encontro do que exige um quarto de bebê, assim como o colorido das estampas cria um ambiente alegre. Outra vantagem das cortinas é que elas estão disponíveis em dois modelos. Na linha Devorê o forro é em poliéster, deixando o ambiente mais claro. Já na linha Pratika o forro é em PVC, indicado para quem deseja mais controle de luminosidade e garantir que o quarto fique escuro.

A pneumopediatra Manoella Schmidt Kreibich, do Hospital Dia do Pulmão, esclarece que o quarto escuro durante a noite é fundamental, pois contribui com o sono profundo, sem permitir que haja distrações de objetos e outros detalhes que a claridade deixa em evidência. "O uso de cortinas também é importante, já que evita que a claridade do amanhecer acorde e distraia o bebê", afirma.


Continue lendo