Existem no mercado novos produtos muito interessantes, que podem ser utilizados em áreas externas no lugar do deck de madeira. Os benefícios destes produtos, em comparação com a madeira, são a fácil instalação, boa durabilidade e não requerem manutenção. Veja a seguir algumas opções:
Deck de plástico
A primeira opção é o deck que é produzido a partir de 70% de plásticos reciclados e 30% de serragem de madeira. As tábuas possuem o mesmo tamanho das réguas de madeira e possuem frisos antiderrapantes em ambos os lados. Devido à utilização de serragem na composição, ele se assemelha visualmente e tem cheiro de madeira, não de borracha como outros decks de plástico.
Leia mais:
Prédio sem conservação na Duque de Caxias em Londrina incomoda comerciantes
Novas regras da Caixa para financiamento de imóveis em vigor
Mansão de Hebe Camargo vai a leilão, mas não recebe lances
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Há 6 tonalidades de marrons com sistema fácil de montagem com encaixes precisos das tabuas e peças de acabamento para as bordas do deck. A resistência do produto para utilização em área externa é muito superior à madeira, além disso, ele não requer manutenção, impermeabilizantes, verniz, nem lixamentos periódicos.
Este tipo de deck é recomendado para áreas externas de casas de praia, locais com muita umidade, onde a madeira poderia apodrecer com o tempo e principalmente para quem se preocupa com o meio ambiente.
Em relação ao custo, o investimento inicial é alto em relação à madeira, porém possui muitas vantagens e se compararem o valor das manutenções periódicas da madeira e seu tempo de vida, verá que a longo prazo o custo do deck de plástico compensa. Além disso, sua garantia é de 10 anos.
Cerâmica e cimento
Mais acessível em lojas e econômico, o revestimento de cerâmica e o de concreto, possuem tonalidades muito semelhantes à madeira e veios bem definidos, que tornam o piso antiderrapante.
Este revestimento de concreto deve ser utilizado preferencialmente em ambientes internos; o cerâmico pode ser utilizado externamente também. Isso se deve à algumas características importantes dos produtos, como:
A temperatura do deck de cerâmica, que quando exposto ao sol é bem agradável. Já o revestimento de cimento esquenta mais, o que pode gerar um incômodo maior à quem quiser tomar sol sentado sobre este piso;
A aplicação de ambos é a mesma, devem ser assentados sobre um contrapiso bem nivelado, podendo receber rejunte ou não;
A cor do revestimento de cerâmica não desbota no sol, pois a coloração esta presente também na massa da cerâmica. O produto de concreto recebe uma pintura na superfície e pode sofrer variações na coloração se exposto ao sol.
PVC
Você já se imaginou instalando em sua casa um piso que imita a madeira e é feito de PVC? É estranho pensar assim, mas este é um dos pisos mais tecnológicos e bonitos (destes que imitam madeira) que existem no mercado.
Ao tocá-lo é possível jurar que é madeira, a temperatura e colocação são perfeitos. Este revestimento de 3mm de espessura, deve ser instalado apenas em ambientes internos, em pisos extremamente nivelados (podendo ser inclinado ou plano). As placas são coladas ao contrapiso e por isso se moldam à superfície, podendo ser muito bem empregadas em rampas e paredes curvas.
Infelizmente o revestimento não é (ainda) indicado para uso externo, pois sua cola possui base de água e pode se descolar com o excesso de umidade. Já no uso interno o produto possui garantia de 5 anos.
Ao utilizar produtos alternativos à madeira, optamos por diminuir o desmatamento e buscamos maior durabilidade, sem a necessidade de uma troca constante de acabamento.
*Por Daniela Sedo, arquiteta e paisagista (www.danielasedo.com.br)