Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No meio do caminho

De impasse a elemento decorativo: projetos agora valorizam os pilares

Redação Bonde
03 abr 2014 às 11:26
- Rodrigo Marcandier
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Profissionais de arquitetura e decoração estão sempre buscando soluções para trazer conforto e beleza aos espaços. Muitas vezes, no meio do processo, eles têm que lidar com vários empecilhos e encontrar saídas. Um dos mais antigos impasses na execução de um projeto é o pilar. Durante muito tempo, a solução era escondê-lo, como reforça a designer de interiores Laura Santos. "Antes era comum fazer uma estante ou camuflá-lo com gesso e iluminação aparente, dando impressão de que aquele pilar nunca existiu e que aquele arranjo criado foi proposital".

Agora, a alternativa é assumir o pilar no décor. "Na maioria dos projetos, principalmente quando a arquitetura já esta pronta, os pilares são inevitáveis. Em muitos casos, assumi-los é a melhor decisão. Tentar disfarçá-los às vezes pode chamar mais atenção para um objeto estrutural que não deve ter muito destaque", alerta o arquiteto Luís Fábio Rezende de Araújo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo ele, a solução para incorporar o pilar na decoração de forma harmônica e discreta é lançar mão de texturas para revesti-lo. Mas como fazer isso de forma correta? Laura dá dicas: "Trazê-lo para a decoração é uma ótima opção. Para isso, pode-se revestir o pilar com espelho ou uma pintura diferenciada ou ainda um papel de parede. Fica muito bonito".

Leia mais:

Imagem de destaque
Baixou!

Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro

Imagem de destaque
Entenda

Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras

Imagem de destaque
13,7 milhões

Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo

Imagem de destaque
Descontos de até 55%

Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina


Daniel Mansur
Daniel Mansur

Para resolver a questão do pilar no meio da sala, o arquiteto Luís Fábio Rezende de Araújo inovou: revestiu o pilar de chapisco, o envolveu com vidro e especificou uma iluminação focada dando destaque ao elemento


As profissionais da Óbvio arquitetura, Luciana Araújo e Nathália Otoni, lembram que o acabamento usado no pilar vai depender do estilo e objetivo do projeto. Elas trazem ainda outras sugestões de revestimento para essa estrutura. "Painéis de madeira são uma boa pedida, usar pinturas e iluminação também. Outra opção é deixar o pilar na forma bruta de concreto ou metal".


Para quem ainda não sabe o que fazer com o pilar, a dica é contar com a orientação de um profissional para conseguir explorar ao máximo os benefícios de assumir esse elemento de sustentação integrado ao visual da casa.

Rodrigo Marcandier
Rodrigo Marcandier

As profissionais decidiram assumir o pilar nessa sala usando a cor vermelha. O destaque do elemento ajudou a compor o ambiente de maneira surpreendente


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo