De 14 de setembro a 31 de outubro, a capital paranaense terá a oportunidade de vivenciar diversas manifestações de design. A cidade recebe a Bienal Brasileira de Design 2010, organizada pelo Centro de Design Paraná e pela Federação das Indústrias do Estado (Fiep), por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i). "Essa é a primeira edição que conta com a realização de uma instituição que trabalha especialmente pela construção de uma cultura do design no Brasil e que tem foco na indústria", revela Letícia Castro Gaziri, diretora de Projetos do Centro de Design Paraná. Em 2010, o tema do evento é "Design, Inovação e Sustentabilidade" e a curadoria geral é de Adélia Borges.
Letícia conta que em 11 anos de atuação o Centro de Design Paraná já atendeu mais de cem empresas, aproximadamente 200 eventos de promoção do design e, ainda, 10 projetos de suporte, entre eles o Design Excellence Brazil. "Por meio deste projeto, viabilizamos a inscrição de produtos brasileiros no IF (prêmio de destaque no mercado Europeu), chegando a posicionar o Brasil como 7º país mais premiado em design. A Bienal Brasileira de Design vem coroar esta trajetória marcada por iniciativas voltadas à competitividade e diferenciação da indústria brasileira através do uso do design", destaca.
O objetivo desta edição do evento é democratizar o design. "Procuramos dar ênfase em produtos que fazem parte do cotidiano, mostrando que o design e a sustentabilidade são para todos. A proposta é desmistificar essa temática levando a Bienal até as pessoas", garante a diretora. Uma das grandes inovações desse ano é que a Bienal acontecerá em diversos pontos da cidade, tanto em espaços institucionalizados, como museus e universidades, quanto em locais públicos com alta circulação de pessoas, como os parques. Na programação estão mostras, seminários, fóruns, workshops, ações educativas, interativas e culturais.
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Para a jornalista e curadora especializada em design, Adélia Borges, o evento é a principal exposição da área, voltada para a excelência, daí a sua importância para o design brasileiro como um todo. "É um sinal inequívoco do amadurecimento do nosso design, ao mesmo tempo, um instrumento vital para o seu reconhecimento nacional e internacional. Um dos propósitos é ajudar a aumentar a percepção consciente da sociedade em geral (cidadãos, empresários, educadores etc.) sobre a importância do design no cotidiano das pessoas e no desenvolvimento do país", ressalta Adélia.
Na opinião do presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, o design é o grande impulsionador do sucesso no ambiente industrial. "Os diferenciais tecnológicos entre os produtos tendem a ser cada vez menores e mais difíceis de serem percebidos pelo consumidor. E não estamos nos referindo apenas à apresentação final do produto, mas sim em todo processo, desde o desenvolvimento até sua comercialização. É necessário que a indústria, principalmente as micro e pequenas, passem a utilizar o design como ferramenta para a competitividade. A inovação permite que as indústrias possam crescer com competitividade, responsabilidade e sustentabilidade", comenta.
Com repercussão internacional, a Bienal Brasileira de Design pretende refletir sobre como projetar, produzir e consumir bens, satisfazendo as demandas do mundo atual, sem comprometer o futuro do planeta. Desafio este que, desde os anos 80, se transformou em meta na agenda da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU). Parte do montante financeiro arrecadado nesta edição será investido na neutralização das emissões de dióxido de carbono do evento, cuja medição será feita por consultoria especializada. Desse modo, a Bienal cumpre seu papel na sociedade, conforme sua temática determina: "Design, Inovação e Sustentabilidade".
Visitantes
A expectativa da organização é receber 250 mil visitantes, não apenas profissionais da área, mas também o público em geral. "Durante os meses de setembro e outubro muitos olhares se voltarão para o Paraná. Esperamos atrair a atenção do país e do mundo para este tema tão significativo para o futuro de todos. Ao abrir esta discussão pretendemos trazer à tona o papel de cada um na sustentabilidade e no consumo consciente", revela a diretora de Projetos do CDPR, Letícia Castro Gaziri. Ao todo, 24 palestrantes de diversos países se reunirão em Curitiba para esse debate. A participação poderá ser ampliada por cerca de 500 mil internautas que navegarão pelas exposições virtuais e poderão eleger o produto-destaque da Bienal 2010.
Escolha
Para sediar o evento, Curitiba passou pelo Comitê de Orientação Estratégica da Bienal Brasileira de Design (Coeb), que reúne órgãos públicos, entidades privadas e instituições do terceiro setor. Essa é a instância que recebe candidaturas de interessados em realizar o evento e delibera sobre quem será o executor. Em 2010, o Centro de Design Paraná e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná foram os vencedores dessa concorrência e viabilizaram a chegada da Bienal para Curitiba, cidade-sede de ambas as instituições. As outras edições da Bienal aconteceram em São Paulo (2006) e em Brasília (2008). O evento é itinerante e deverá ser realizado em cidades diferentes a cada dois anos. Em 2012, a Bienal acontecerá em Belo Horizonte.
Serviço:
Bienal Brasileira de Design 2010 – Curitiba
14 de setembro a 31 de outubro
Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep); Memorial de Curitiba; Museu Oscar Niemeyer; Universidade Positivo; Jardim Botânico; Parque Barigüi; Sebrae Paraná
Mais informações no site www.bienalbrasileiradedesign.com.br