Cheias de cores e personalidade, as folhagens mostram o porquê estão sendo cada vez mais usadas em ornamentações
Tornar os ambientes mais “verdes”, além de trazer benefícios a saúde física e mental, é uma forma de ornamentar. E não é de agora oje que as folhagens estão conquistando cada vez mais espaço dentro dos lares e nos corações dos apaixonados pelas plantas. Isso porque, além do verde, algumas espécies são cheias de cores e personalidade.
Este é o caso da Cóleus e a Cróton, como explica o engenheiro agrônomo da Forth Jardim, Marcos Estevão Feliciano.
Cóleus
São plantas muito versáteis, cuja folhas coloridas dão destaque no paisagismo. São ideais para ser cultivadas em “maciços”, em que é possível montar um vaso/jardineira ou até um canteiro, misturando algumas variações de cóleus.
Por ter diversas opções de cores, pode chamar a atenção de colecionadores. É uma excelente opção para decorar qualquer ambiente, seja interno ou externo, podendo ser cultivadas a pleno sol ou em meia sombra - um detalhe interessante, já que a maioria das plantas coloridas dependem de uma certa quantidade de luz para manter sua cor viva.
Cuidados Básicos:
- É uma planta de baixa manutenção;
- Gosta de substrato bem drenável;
- Indica-se regar constantemente, para manter o solo sempre úmido (mas não encharcado);
- Não exige podas, porém, se for necessário, permite ser podada e tolera um pouco a estiagem;
- É indicado fazer adubação a cada 15 dias com um fertilizante de uso geral.
Cróton
Essa é uma excelente opção de folhas coloridas, tanto para ambientes internos, quanto externos. Vermelho, rosa, roxa, verde, marrom, formando degradês e contrastes, além de ser belo e delicado, o Cróton traz um charme a mais.
Alguns parecem parafusos, têm as folhas mais enroladas, outras têm as folhas maiores, agradando a variados. É considerada uma planta fácil de cuidar e por isso é ideal para iniciantes, ou para aqueles que tem uma rotina corrida.
Entre as suas variações é possível listar seis principais tipos: Cróton americano, Cróton petra, Cróton amarelo, Cróton brasileirinho, Cróton gingha e Cróton Picasso.
Cuidados Básicos:
- É uma de fácil cultivo;
- Quanto à rega, é uma planta bem resistente a falta de água, mantenha o solo úmido, mas não encharque.
- Em relação as podas, o ideal é retirar apenas aquilo que estiver seco, mas se crescer demais pode fazer a poda dos galhos que ele rebrota com facilidade. Já aproveitando os galhos podados plante-os em um substrato bem solto que eles enraízam facilmente, assim terá novas mudas.
- É indicado fazer adubação a cada 15 dias com um fertilizante de uso geral.