Presença constante na moda para o verão 2013, o estilo neon agora está invadindo a decoração. Quem curte cores vibrantes vai se rendem fácil a essa tendência. Resgatado dos anos 80 de forma renovada, o uso das tonalidades flúor pode transformar o visual dos ambientes, deixando-os muito mais alegres, divertidos e até sofisticados.
As cores vibrantes adicionam mais vida em uma decoração neutra, proporcionando também um toque moderno aos espaços e criando pontos focais que iluminam a aparência do local.
Entre as cores mais usadas estão o verde-limão, rosa-pink, roxos vibrantes, tons de amarelo e azul-turquesa. Porém, assim como acontece na moda, o seu uso deve ser feito com cuidado para não pecar pelo exagero.
Leia mais:
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
Equilíbrio e estilo
Para não errar, o ideal é "salpicar" a decoração com itens neon. Um visual flúor pode ser composto com acessórios, enfeites, pufes, cadeiras, tapetes e até portas. Uma parede pequena de um ambiente também pode ganhar uma pintura vibrante ou ser enriquecida com um papel de parede moderno que contenha elementos neon.
De acordo com as designers de interiores Fabiana Visacro e Laura Santos, da VS Design, itens menores com esses tons já produzem um visual incrível: "Detalhes pequenos como taças e copos já fazem a diferença, se dispostos em uma bela bandeja sobre o aparador. Almofadas são super bem vindas, pois são peças menores e renováveis com facilidade", afirmam as profissionais.
A chave para toda a decoração ficar em harmonia com essas cores é manter um equilíbrio. Vá experimentando aos poucos, adicionando pequenos objetos decorativos. Depois, você pode pensar em incluir outros acessórios, luminárias e até pequenos móveis como pufes e bancos.
Segundo a designer Fabiana, para a decoração ter o toque sofisticado, é necessário ter atenção com os demais elementos que irão compor o ambiente. "Um adorno em cristal tonalizado de amarelo neon pode harmonizar em um ambiente com tons de chumbo e preto, combinando muito bem. Como estas cores causam grande contraste, é necessário optar por elementos adicionais em aço, vidro e superfícies neutras para sofás, corrimão de escada, tampos de mesa, luminárias, pendentes etc", sugere.
Quanto menor o objeto, mais você tem a liberdade de usar a criatividade e variar mais na quantidade de itens vibrantes usados em cada ambiente, mesclando com os tons neutros. Outra maneira inteligente de usar tonalidades neon é combiná-las com as versões mais suaves da mesma cor. Por exemplo, almofadas verde-limão em uma poltrona do mesmo tom, só que mais clarinho. Dessa forma, os tons se mesclam, mas também se destacam.
Além de criarem uma decoração interessante, existe uma variedade de itens com tons de neon disponíveis no mercado por preços acessíveis.
A designer de interiores Laura Santos dá a sugestão de xales e mantas com cores flúor que podem ser colocados em poltronas e sofás, alertando, porém, para não serem colocados em peças de móveis mais clássicas ou antigas: "Xales de seda com essas cores ficam ótimos em braços de poltronas modernas ou pendurados em cabideiros", recomenda.
Vale lembrar que a tendência do neon pode ser passageira e, portanto, tente investir em peças mais acessíveis, que podem ser trocadas sem gastar muito se o estilo sair de moda. "Como estes tons são fortes e marcantes, a tendência é que com algum tempo de uso, as pessoas queiram trocar e substituir as peças por outras menos impactantes", orienta Fabiana.