Usar cores em um ambiente não é tarefa das mais fáceis, já que uma determinada combinação pode não agradar a todos ou não combinar com o estilo de decoração da casa. Mas como as combinações são praticamente infinitas, dá para chegar a uma que agrade os moradores e ainda combine com a mobília existente. De quebra, optar por cores diferentes na hora de decorar pode proporcionar sensações muito agradáveis nas pessoas que moram ou visitam a casa.
Para exemplificar, selecionamos a seguir três combinações de cores certeiras, capazes de proporcionar ambientes bonitos e acolhedores. Confira:
Azul e verde
Leia mais:
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
O azul e o verde são cores fáceis de combinar. O verde pode ser usado em todos os ambientes da casa, pois transmite equilíbrio e harmonia. Quando o tom for bem claro, poderá ser usado sem medo no quarto das crianças. Já o azul, descontraí e relaxa, podendo ser usado na sala de estar em uma parede só, no banheiro ou no quarto.
Para misturar as duas cores, aposte em móveis e acessórios em tons mais claros ou neutros. Por exemplo: se você usou o azul na parede, use tons mais claros do prório azul ou de verde nas cortinas ou almofadas. O resultado dessa mistura é uma decoração superjovem e refrescante.
Cinza e amarelo
Se você é mais clássico e quer ter ambientes mais sofisticados, combinar cinza e amarelo é uma ótima pedida. Embora seja bem neutro, o cinza ganha vida quando combinado com o amarelo, proporcionando espaços alegres e elegantes. Aposte nesta combinação para a sala de estar, no quarto e na cozinha.
Na sala de estar, por exemplo, o sofá pode ser cinza e a parede atrás dele amarela; as almofadas e o tapete também poderão ser nessas cores. Na cozinha, os armários podem ser amarelos e as paredes cinzas. Já no quarto, pinte uma parede em amarelo ou cinza e coloque as roupas de cama em cores inversas ou até mescladas. Para combinar com essas cores, cortinas claras e o local superiluminado são ótimas ideias!
Branco e roxo
As combinações mais fáceis de se fazer são aquelas que envolvem o branco. Quando usado com tons de roxo, por exemplo, o branco ilumina os espaços criando ambientes agradáveis e inovadores.
A cor branca remete a sensação de paz, comodidade e pureza. É a opção certa para quem tem uma casa pequena e mal iluminada. Porém, tome cuidado para não abusar da cor, que usada em excesso pode deixar o ambiente monótono e sem vida. Para evitar esse efeito, pinte uma ou até duas paredes com a cor roxa.
O roxo está associado à prosperidade e ao luxo, além de transmitir força. Como pede uso moderado, casa perfeitamente com o branco. No que o roxo pesar, o branco vai harmonizar e deixar tudo em equilíbrio. (Fonte: KD Blog de Decoração)