Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Norte do Paraná

Construtores adotam práticas ambientais em novas obras

Redação Bonde
04 dez 2009 às 11:52

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A introdução de novas regras de gerenciamento dos resíduos da construção civil será tema do II Workshop sobre Segregação e Destinação de Resíduos da Construção Civil do Norte do Paraná, na próxima terça-feira (8) no auditório do CEAL/Sinduscon, em Londrina. O I Workshop, realizado em 27 de outubro, teve a participação de 120 profissionais de todo o Paraná. O evento pretende capacitar os construtores para a elaboração e implantação do Projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC).

O PGRCC é obrigatório em todo o território nacional, de acordo com resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Em Londrina, decreto municipal baixado em setembro pela prefeitura determina que não serão aprovadas novas obras a partir de janeiro de 2010 que não estejam acompanhadas do PGRCC.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O Projeto de Gerenciamento é considerado importante por especialistas em meio ambiente porque auxilia os construtores a planejar, antes do início das obras, o que será feito com os resíduos resultantes da construção. Para isso, é necessário se estimar o que será gerado. O planejamento prévio tem levado diversas construtoras e reduzir o desperdício nos canteiros de obras. O PGRCC também obriga o construtor a destinar os resíduos para unidades de tratamento licenciadas pelos órgãos ambientais. Com as mudanças, resíduos que hoje são descartados em aterros serão reciclados e reutilizados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022

Imagem de destaque
2.022,00

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo

Imagem de destaque
656 municípios

Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo

O engenheiro Fernando de Barros, responsável técnico da Master Ambiental, avalia que o sucesso do I Workshop demonstra que o setor da construção civil já compreendeu a necessidade de adotar práticas ambientalmente corretas nos canteiros de obras. Todas as vagas oferecidas no I Workshop foram preenchidas. O evento é promovido pela Master Ambiental e Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL) e tem apoio do Sinduscon/NortePR.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo