Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Referências

Construções antigas dão toque personalizado à decoração

Redação Bonde
06 set 2012 às 13:26

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Clássicos como as construções da década de 1940 e 1950 são referência na arquitetura moderna. As casas dessa época têm charme e beleza reconhecidos por unanimidade.

"Basta entrar em uma casa ou apartamento da época e lá estão eles: tacos de madeira, revestimentos como cobogós, azulejos e outros - detalhes que eram febre da época e que atravessaram gerações", lembram as arquitetas Patrícia Guerra e Roziane Faleiro, da Faleiro Guerra Arquitetura.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mesmo assim, muita gente acaba abrindo mão das características marcantes desse tipo de edificação por temer que o lar fique com aspecto de casa velha, ultrapassada. No entanto, é possível manter as peculiaridades dos clássicos sem abrir mão dos recursos mais modernos de decoração e design. Assim, o cantinho da família fica personalizado e mais aconchegante.

Leia mais:

Imagem de destaque
Região central

Prédio sem conservação na Duque de Caxias em Londrina incomoda comerciantes

Imagem de destaque
aumento das restrições

Novas regras da Caixa para financiamento de imóveis em vigor

Imagem de destaque
Abandonada

Mansão de Hebe Camargo vai a leilão, mas não recebe lances

Imagem de destaque
Baixou!

Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro



Para a arquiteta Marina Dubal, quando se tem uma edificação com traços de alguma época, definidos e preservados, "cabe ao profissional tirar proveito dos pormenores e harmonizá-los com materiais e técnicas contemporâneas, buscando a valorização do conjunto". Já, Roziane destaca que vale tudo e que todos os materiais têm o seu espaço: "Antes de trocar um revestimento que
parece estar ultrapassado ou muito desgastado talvez seja possível revitalizá-lo".

Publicidade


Marina ensina como valorizar os detalhes de cada época. "Quando se tem um forro trabalhado, com detalhes em pintura ou sancas, por exemplo, o uso de iluminação indireta, voltada para o forro, é ideal para iluminar o ambiente e destacar os detalhes singulares da construção. Móveis contemporâneos podem e devem ser usados, eles retratam nossa época. Essa mistura de estilos, quando bem orientada, cria ambientes ricos e envolventes", ressalta.


Reprodução
Reprodução

Para ambientar este loft da década de 80, as arquitetas Marina e Fernanda Dubal rechearam a casa de móveis contemporâneos


Para Patrícia, o importante é não só conservar a história, mas valorizar a casa. "Geralmente, os objetos antigos apresentam qualidade superior, é boa alternativa para economizar e dá um ar diferenciado aos ambientes", ressalta. Roziane observa outro benefício ao se conservar a história da casa: "Há muitos tipos de pedras e madeiras que não existem mais e, por isso, ganharam status de raridade, o que pode valorizar o imóvel".


Agora, para não errar nessa mistura – "busque os detalhes das peças de épocas distintas ou aproveite os contrastes – sempre com o auxílio de um profissional para que não haja excessos", ensina Marina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo