Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Novos investimentos

Construção civil vive 'boom' de crescimento

Redação Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

Maior crescimento foi registrado na região Centro-Oeste, com alta de 665,9% nos primeiros três meses de 2008 - Reprodução Fetraconspar
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Após os números bastante positivos de 2007, a construção civil iniciou 2008 projetando aumentar a sua participação de 5,5% no Produto Interno Bruto (PIB) atingido no ano passado e também prevê aumento de contratações no setor. Somente no primeiro trimestre houve um crescimento de mais de 185% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon), a indústria da construção civil já criou em 2008 mais de 110 mil novos postos de trabalho. Somente em janeiro foram contratados mais de 43 mil colaboradores para o setor. O maior crescimento foi registrado na região Centro-Oeste, com alta de 665,9% nos primeiros três meses de 2008.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o Presidente da Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Bens Móveis (ALEC) e diretor da rede de franquias Casa do Construtor, Expedito Arena, esse bom momento vivido pelo setor tem que ser acompanhado por todos que estão envolvidos: construtoras, fornecedores e até mesmo pelos colaboradores. ''No ano passado chegou a faltar mão-de-obra e também matéria prima, como o cimento. Já com relação à locação de equipamentos, nossa rede teve um aumento de 44% no faturamento destes três primeiros meses'', destacou Arena.

Leia mais:

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022

Imagem de destaque
2.022,00

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo

Imagem de destaque
656 municípios

Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo


Esse boom vivido pelo setor tem entre seus responsáveis este ano o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. Os investimentos em infra-estrutura do PAC deverão gerar novos postos de trabalho em todo o Brasil. Algumas regiões serão transformadas em verdadeiros canteiros de obras.


Outros responsáveis pelo crescimento da oferta de emprego na construção civil deverão ser o lançamento de novos empreendimentos imobiliários e também a facilidade de compra da casa própria e de créditos para reformas e construções de forma consignada. Este maior acesso da população a imóveis e materiais de construção deverão estimular ainda mais as construtoras em todo o país.

Outra boa notícia para o setor é a melhoria da segurança nos canteiros de obras. Hoje, a construção civil não é mais o campeão em acidentes de trabalho no Brasil. Tais deficiências só foram sanadas após constantes investimentos do setor em educação e equipamentos que oferecem uma melhor qualidade operacional aos trabalhadores.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo