Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Como escolher

Conheça os principais tipos de tinta e onde elas devem ser aplicadas

Redação Bonde
14 ago 2014 às 07:27
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Escolher a tinta certa para reformar a casa não se resume em escolher a cor. Com tantas opções no mercado, é necessário saber qual é a mais adequada para cada tipo de ambiente. "Para cada superfície, existe um produto ideal. A escolha certa é essencial para garantir um bom acabamento e durabilidade, já que o mais caro na pintura se torna a mão de obra", afirma Luiz Felipe Santos Vivian, comprador categoria Tintas da D&D Home Center.


Para ajudar quem está na busca da tinta ideal, segue um resumo dos tipos mais comuns encontrados no mercado:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Uso interno em paredes e alvenarias

Leia mais:

Imagem de destaque
Baixou!

Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro

Imagem de destaque
Entenda

Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras

Imagem de destaque
13,7 milhões

Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo

Imagem de destaque
Descontos de até 55%

Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina


As principais linhas de tintas são acrílicas, PVA, vinil-acrílicas e texturas. Todas as linhas são encontradas em três classificações – Econômicas, Standard e Premium –, cabendo a cada consumidor, de acordo com sua preferência, a escolha da cor e tipo de acabamento (fosco, acetinado e brilhante). Para ambientes externos é indicado sempre as tintas classificadas como Standard e Premium, pois são mais resistentes e aguentam uma maior variação climática.

Publicidade


"Grande parte das pessoas acredita que as tintas acrílicas são indicadas para uso externo, enquanto as PVA somente podem ser aplicadas em ambientes interno, isto por que o conceito da tinta acrílica é de maior resistência e lavabilidade. Muito cuidado! Esta informação nem sempre é valida, pois existem tintas acrílicas Econômicas, indicadas apenas para uso interior, assim como PVA Standard e Premium, que podem ser aplicadas em fachadas sem nenhum problema", afirma o especialista.


Esquadrias (portas, janelas...) de madeira ou metal

Publicidade


A linha esmalte pode ser diluída em água ou solventes, é uma linha que substitui as tintas à base de óleo, que são toxicas e muito pouco utilizadas. São indicadas para pintura de madeira e materiais ferrosos. Possui um alto nível de manuseio já que o esmalte permite a lavagem da superfície. Luiz Felipe ressalta que "o acabamento a tinta esmalte possui alto brilho e fornece a sensação de que há uma película sobre a superfície".


Os vernizes podem ser usados, nas versões brilhante e acetinado, para dar um acabamento mais sofisticado, porém são aplicados somente em madeira e visa garantir o não envelhecimento precoce, desbotamento e deterioração, repelindo a água e combatendo a formação de fungos.


Epóxi

Possui alta resistência à umidade, a produtos químicos e à abrasão e adere bem a diversas superfícies como piso, cimento queimado, azulejos, ferro e aço. São ideais para utilização em áreas molhadas e até mesmo inundadas como Box e piscinas cobertas. "São indicadas para áreas internas, pois a ação dos raios solares danifica essas tintas", conclui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo