Na hora de confeccionar suas cortinas não existe uma regra que normatize a escolha do tecido. Mas é claro que alguns deles apresentam as características ideais para determinados ambientes, e é isto que deve ser levado em conta. Como o mercado oferece inúmeras opções, selecionamos alguns dos tecidos mais usados nos últimos anos, com diferentes texturas, cores e estampas. Conheça cada um delas e identifique qual atende melhor seu gosto pessoal e necessidade. Lembre-se: para dar um toque personalizado às suas cortinas você pode usar acessórios ou ainda misturar diferentes tecidos na mesma cortina.
Voil
Tecido fino, levemente transparente, pode ser liso, amassado, vazado, trabalhado, mais rústico, estampado, com ou sem bordados. Normalmente é usado combinando com um outro tecido (forro), por ter muita transparência. Pode ser combinado om linho, shantung, seda, ou até outro voil de cor e textura diferentes.
Seda
É um tecido muito macio e nobre também, para cortinas normalmente é usado em duas camadas, para ficar mais firme. Pode ser combinado com diversos tecidos, ser usado sozinho, ou com algum outro tipo de seda. Tem boa condutividade térmica, ou seja, no inverno ele se torna quente, e no verão frio. É indicado para ambientes formais e áreas sociais, já que confere um ar moderno e sofisticado aos espaços.
Shantung
É um tecido muito parecido com voil, mas um pouco menos transparente e mais encorpado. É uma seda tecida à mão, que cai muito bem numa área social.
Linho
É um tecido bem encorpado e nobre. Proporciona conforto e elegância aos ambientes. Pode ser combinado com voil, seda, além do shantung.
Sarja
é um tipo de tecido muito encorpado pode ser combinado com voil, ou qualquer outro mais fino. Também pode ser usado sozinho. É muito usado em quartos de crianças. Cria um ambiente informal e descontraído.
Richalieu
Todo rendado e com bordados cortados é um tecido muito delicado, mas muito fácil de lavar. Pode ser usado em cozinhas, copas, e até quarto de bebês.