Você com certeza já viu uma decoração Shabby Chic por aí, achou bonito, mas não ficou sabendo o nome. Segundo a arquiteta Bianca Duarte, da Asenne Arquitetura, em seu blog Casos de Casa, Shabby Chic é um estilo que mistura peças antigas combinadas com outras modernas. "Shabby" significa desgastado ou surrado e "chic" se deve à mescla com peças modernas, leves e sofisticadas. Neste estilo, as cores são sempre claras, suaves e pastéis com variações dos tons de azul, rosa, verde-água, salmão, areia, bege, aveia, ocre, cinza e branco.
O Shabby Chic foi inspirado nas antigas e grandes casas de campo da Inglaterra, onde era comum comprar móveis usados em mercados de pulgas. Por serem de segunda mão, eram sempre um pouco desgastados. Atualmente, o Shabby Chic faz uma mescla com o estilo inglês, os móveis pintados da Suécia do século XVIII, o chateau francês e o estilo shaker americano. "Para toda esta mistura, porém, é necessário ter equilíbrio.
Peças novas, chiques e acessórios são usados junto com outros envelhecidos pelo tempo, também com textura lisa e sem brilho. O luxo aparece no lustre de cristal, nas louças e na delicadeza das porcelanas e dos cristais", orienta a arquiteta.
Leia mais:
Novas regras da Caixa para financiamento de imóveis em vigor
Mansão de Hebe Camargo vai a leilão, mas não recebe lances
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
O estilo também é composto por rendas, babados, tecidos de fibras naturais, tecidos amassados, desbotados ou tingidos com chá para dar aparência envelhecido, estampas florais delicadas, veludo gasto, livros antigos, entre outros objetos, sempre com ar desgastado. (Fonte: Casos de Casa)