Conforto e amplitude não são apenas privilégios dos grandes espaços. As arquitetas Sony Luczyszyn e Cristiane Maciel e a designer Gisele Busmayer, da ArqTríade, transformaram um apartamento de apenas 80 metros quadrados, localizado no bairro Água Verde, em Curitiba, em uma residência funcional, moderna e espaçosa.
O principal desejo dos proprietários, um jovem casal, era ter espaço para guardar e organizar objetos e utensílios que antes não tinham onde ficar. A solução apresentada pelas profissionais foi um armário branco na sala de jantar, com portas sem puxadores e nichos iluminados, para abrigar louças e objetos decorativos.
No home theater integrado ao espaço de jantar, o destaque fica por conta das caixas com porta de espelho dispostas sob a prateleira flutuante. Elas podem ser utilizadas como bar, abrigando bebidas acima de um aparador, ou como apoio para um buffet em reunião de amigos.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
A decoração segue o estilo contemporâneo com predominância de nuances claras. Para quebrar a monocromia dos ambientes, há pinceladas no tom beringela, que traz vivacidade aos espaços, como na parede que faz fundo ao home theater. A madeira também está suavemente presente no apartamento e produz efeito exótico a partir dos painéis em lâmina de teca natural dispostos atrás da televisão e no hall de entrada.
Na área íntima, o quarto do casal é elegante, com ambientação moderna e poucos elementos à vista. Ao lado da cama, o pendente cônico produzido em metal e vidro funciona como abajour e decora o espaço. No fundo, a parede de espelhos culmina em amplitude. Para garantir a setorização dos ambientes íntimos, um quarto foi transformado em closet e abriga home office com caixa suspensa e telas apoiadas sob a mesa.