Para onde olhamos, lá está ele, imponente, firme, servindo de base para quase todas as construções. Mas agora, o concreto está emergindo de trás dos acabamentos para ganhar visibilidade em pisos, paredes e calçadas. Com as inovações tecnológicas, é possível dar brilho, cor e até transparência a esse material tão utilizado por sua resistência.
Na Feira Concrete Show, realizada em São Paulo entre os dias 27 e 29 de agosto, as várias possibilidades do uso do concreto como material de acabamento foram destaques no lançamento da linha Artevia, com três produtos.
Para a área de pisos e calçadas, a novidade é o concreto Desativado, que alia o produto às pedras, numa combinação de durabilidade com beleza e rusticidade.
Ainda para áreas externas, o concreto Color é outra possibilidade. Com o uso de seladores e resinas, o material ganha cores e brilho. Nas áreas internas, a dica é o concreto Lapidado. Com ele, o próprio concreto serve de base e acabamento graças a um tratamento de lapidação feito no piso, que lhe confere uma superfície plana e vitrificada.
''Com essas variações é possível desenvolver soluções personalizadas e de acordo com as especificações de cada projeto, construindo ambientes inovadores com qualidade, criatividade e economia'', diz o gerente de desenvolvimento de produtos da Lafarge Concretos, que produz a Artévia.
Toda a linha pode ser aplicada em qualquer piso com o uso de uma concreteira e formas específicas de aplicação. O metro quadrado custa entre R$ 120 e R$ 150 e a tecnologia por enquanto está disponível apenas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
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Já o Concrete Show, produto desenvolvido na Hungria pela empresa LiTraCon, foi a sensação da feira. Translúcido, o produto é composto de 5% de fibra ótica e 95% de concreto, o que cria a transparência. E isso sem perder a resistência: o concreto translúcido suporta até quatro mil quilos por centímetro quadrado. O produto ainda não está disponível no Brasil, mas vai custar caro: cerca de R$ 1.000 o metro quadrado.