Quer ter um jardim, mas não tem espaço e tempo para cuidar de plantas? As suculentas são plantas fáceis de cuidar e muito bonitas para decoração. Veja aqui algumas dicas de como cuidar dessas plantinhas.
As regas são muito práticas, geralmente, seguem um padrão simples: no verão uma vez por semana e no inverno de uma a duas vezes por mês. Molhe apenas o solo, as folhas não devem ser molhadas.
Como retirar do vasinho plástico
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
É comum comprar as suculentas em vasos de plástico, para transferi-las ao novo vasinho tenha alguns cuidados: remova as folhas que estiverem secas, aperte o vaso pelo lado de fora, segure o vaso pela base e retire todo o torrão. O segredo é apertar bem o vaso para facilitar a retirada. Depois é só colocar no novo vaso já preparado, dando uma ajeitada na terra ao redor e por cima com as mãos.
Que terra usar
Você pode usar uma mistura de terra adubada e areia de construção em proporções iguais. Não pode ser uma terra pesada, deve ser mais fina para permitir uma boa drenagem.
Uma opção é misturar um pouco de pedrinhas brancas bem pequenas e leves a este solo. Adube as suculentas com material orgânico, algumas lojas vendem produtos naturais de adubação específicos para estas plantinhas.
Como montar o novo vaso
Como sempre falamos aqui, o vaso deve ter furinhos no fundo. A primeira camada a ser colocada é a de cascalho, por cima ponha um pedacinho de manta geotêxtil. Sobre esta manta coloque a terra, em seguida, plante a suculenta, coloque um pouco mais de terra por cima, dando umas apertadinhas com as mãos e, por último, adicione umas pedrinhas.
Iluminação
Aí vem a preocupação de muita gente: como ter suculenta dentro de casa se ela precisa de muito sol? Calma, embora seja verdade que a maioria das suculentas prefira sol direto, algumas espécies gostam mais da luz indireta. Então, pesquise antes de escolher a espécie para oferecer a melhor localização possível.
Agora, lembre-se: planta precisa de luz, sim! No caso das suculentas esta necessidade é grande, coloque sempre em locais mais iluminados, direta ou indiretamente (de acordo com a espécie).