Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Beleza e proteção

Com novos materiais, rodapés ganham espaço na decoração

Redação Bonde
17 jul 2013 às 08:52
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O rodapé vem subindo cada vez mais no conceito dos decoradores e arquitetos. O que antes era um simples complemento do piso, agora é acessório de decoração fundamental para a composição de ambientes. Além de estar na moda, os novos rodapés são fáceis de instalar, protegem a parede, embutem a fiação e disfarçam os pontos elétricos.

Encontrados em poliestireno, PVC reciclável, MDF, plástico, entre outros, a principal diferença dos diferentes tipos de rodapés está na estética e durabilidade de cada material. Por isso, é importante conhecer os principais materiais antes de escolher o que mais se adapta ao seu lar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O primeiro passo é verificar quais materiais já existem instalados no piso e na parede da sua casa; depois procure a melhor combinação entre os materiais disponíveis no mercado. Um dica dos arquitetos para quem está instalando ou trocando os rodapés, é que eles não precisam mais ser do mesmo material do piso. Portanto, a ordem é criar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Baixou!

Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro

Imagem de destaque
Entenda

Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras

Imagem de destaque
13,7 milhões

Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo

Imagem de destaque
Descontos de até 55%

Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina


Pedras como mármore, granito e porcelanato estão entre as preferidas e sofisticadas para esses acabamentos e, como possuem vários tons, é possível buscar na cor a inovação de que você precisa. A madeira ainda figura entre as mais usadas, assim como a cerâmica. Outra forte tendência na atual arquitetura de interiores é o uso de rodapés em MDF, altos e brancos, lisos ou com poucos sulcos e com até 30 centímetros de altura. O rodapé feito em MDF pode ser instalado em todos os tipos de piso ou parede, desde que em áreas internas e secas ou com lavagem ocasional. Além disso, são mais baratos e fáceis de instalar. Também há a opção de rodapé de poliestireno expandido que, além do bom acabamento, também pode ser usado em áreas molhadas, como banheiro, pois é 100% resistente à água.


Lembre-se que não há uma altura considerada correta para os rodapés. Determinar se ele será mais alto ou mais baixo vai depender apenas do seu gosto. No entanto, a altura média mais usada é de 7 cm. As regras entre os especialistas são claras: rodapés mais altos são indicados para pé-direito alto. Unica exceção são os lavabos, que embora tenham pé-direito simples, ganham sofisticação quando recebem rodapés altos. Os outros espaços devem ser analisados caso a caso. E a manutenção não oferece grandes problemas: basta inclui-los na limpeza normal, com pano levemente úmido. (Fonte: Leroy Merlin)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo