Estimular o aprendizado teórico através de resultados práticos. Essa foi a proposta desafiadora que os alunos do curso de Tecnologia de Design de Interiores, da Universidade Norte do Paraná (Unopar) tiveram que aplicar no processo de redesign de cadeiras.
''Eles são estimulados a criar uma interferência nesse móvel, agregando conceitos históricos e criativos, sem desvincular a estética visual'', diz Maria Tereza Devides, professora da disciplina de Introdução ao Design de Interiores, que participa do projeto, ao lado da professora de Teoria da Cor, Eliza Greca.
O projeto é desenvolvido há três anos para todos os alunos do primeiro semestre do curso. ''É importante que eles tenham um contato o mais rápido possível com o projeto conceitual'', justifica Maria Tereza.
Este ano, com o tema ''Redesign e Sustentabilidade'', os alunos tiveram que garimpar cadeiras, estudar seus conceitos históricos, realizar uma análise conceitual e elaborar uma interferência criativa, utilizando ao máximo materiais recicláveis e de baixo impacto ambiental.
Leia mais:
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo
''Assim, eles também aprendem a necessidade de aumentar o ciclo de vida dos produtos, ao mesmo tempo em que vivenciam a profissão de forma prática e coletiva'', ressalta Eliza.