Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tendência

Com ares retrô, ladrilhos unem beleza e funcionalidade

Redação Bonde
07 dez 2015 às 08:58

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cada vez mais em alta, o estilo retrô tem conquistado novos adeptos entre arquitetos, decoradores e consumidores, e conferido personalidade a novos materiais e tecnologias. A retomada dos ladrilhos busca atingir esses dois pontos, especialmente quando seu uso vai além de simplesmente revestir. Por serem duráveis, eles estão nas paredes e pisos, destacando ambientes como espaço gourmet, cozinha e lavabos, além de áreas externas como piscina, churrasqueira, calçadas, pátios, entre outros.

A arquiteta Nathalia Maule, responsável pela fábrica de ladrilhos Santa, do Grupo Villagres, explica que o ladrilho está relacionado ao fascínio que o antigo exerce sobre as pessoas. "O gosto por esse tipo de material está ligado a lembranças e afetos. Em um ambiente contemporâneo, o ladrilho se espalha por grandes áreas, sem medo de se tornar o protagonista da decoração", ressalta. A principal tendência é que a peça deixe de ser utilizada apenas como acessório e passe a ser a estrela dos ambientes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Casa Cor 2015 trouxe os ladrilhos como artifício para unir beleza e funcionalidade, sobretudo em ambientes integrados, outra tendência do mercado de imóveis. Na mostra de arquitetura e decoração mais importante do País, profissionais usaram a mistura de peças decoradas e lisas – seguindo a mesma cartela de cores ou em cores opostas – para construir tapetes e painéis que definem e dividem cômodos, ambientes ou áreas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja vídeo:

Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022

Imagem de destaque
2.022,00

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo


Quando a necessidade é dar amplitude, os ladrilhos também cumprem bem a função. Outra tendência é a aplicação da mesma peça na parede e piso do ambiente em questão. Assim, a ideia de continuidade e amplitude se sobressai, fugindo das saídas tradicionais e saturadas como o uso de ambientes totalmente brancos ou espelhos grandes.

Publicidade


De olho nessas tendências, sem perder o foco na modernidade e tecnologia, a Santa apostou no requinte histórico da antiga arquitetura europeia para criar as linhas Capela Decor, Catedral e Capadócia. Confira as novidades:


Catedral

Publicidade


Esse estilo possui traços contemporâneos em formas e desenhos presentes em catedrais e palácios europeus no século XIX, criados por artesãos, arquitetos e pintores da época. Foram desenvolvidas dez modelos para compor a linha completa, com diferencial dos nomes escolhidos para homenagear Santas mundialmente conhecidas: Helena, Luzia, Tereza, Maria, Catarina, Cecília, Joana, Rita, Ana e Isabel. Todas as peças são de porcelanato acetinado, com quatro faces de cores, indicadas para aplicações em projetos de áreas internas.



Divulgação
Divulgação

Divulgação
Divulgação


Azulejos portugueses na linha Capela Decor

Publicidade


O destaque da linha Capela Decor é o movimento de cada peça, uma reinvenção moderna dos azulejos europeus. Portugal desembarca em projetos de salas, cozinhas e banheiros, com reinvenções que mesclam azul, amarelo e creme. São nove peças decoradas, no estilo patchwork, que podem ser compostas de formas aleatórias no mesmo projeto em pisos, paredes, escadas ou bancadas. Tem a medida padrão de 25x25cm, feitas em porcelana tomate, com quatro faces de cores.


Divulgação
Divulgação


Capadócia


A Turquia serviu de inspiração pelo movimento das cores e estampas características das antigas azulejarias asiáticas. A linha Capadócia é indicada para projetos de personalidade, sendo opções interessantes para combinar com diversos materiais, texturas e cores. O porcelanato acetinado da coleção pode ser usado tanto em paredes, quanto eu pisos de ambientes residenciais, áreas comerciais, garagens e varandas.

Divulgação
Divulgação


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo