Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Organização planejada

Closets: solução criativa para manter tudo no lugar

Erica Shimamura - Folha Casa & Conforto
27 abr 2010 às 10:42

Compartilhar notícia

- Arquivo Folha de Londrina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Vestidos, calças, camisas, ternos, gravatas, bolsas, sapatos e outros objetos de uso pessoal podem se transformar em bagunça se não pensarmos em como organizá-los. Atentos às condições da vida moderna, que exige cada vez mais respostas rápidas com as atividades do dia-a-dia, arquitetos apontam os closets como a solução adequada para manter o dormitório em ordem. ''A vantagem dos closets é que eles podem ser planejados em função do que se tem para guardar'', explica José Ferreira Martins, responsável pela supervisão técnica da Evviva, que representa a marca Cinex.

Uma das tendências, segundo Martins, é dividir o quarto em dois ambientes utilizando os sistemas deslizantes. Na área menor ficará o closet, que pode vir integrado ao banheiro ou não. Outra opção é transformar um cômodo esquecido da casa em quarto de vestir. Há ainda a possibilidade de planejar um closet aberto dentro do dormitório, mas nesses casos será preciso redobrar os cuidados com as roupas, pois a luminosidade poderá causar desbotamento.


Em projetos mais elaborados existe a opção de agregar um espaço exclusivo dentro do closet para a maquiagem. Outra tendência muito solicitada é criar dois closets: para ela e para ele.

Cibele Marostica Petrin, da Criare, ressalta que existe a apção de projetar um closet mesmo em espaços mínimos de 1m x 2m. ''É possível adaptar o formato que se deseja com o espaço disponível na casa'', frisa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cuidados ao projetar o closet

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022

Imagem de destaque
2.022,00

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo

Imagem de destaque
656 municípios

Brasil tem 16,4 milhões vivendo em favelas, diz Censo

Imagem de destaque
Região central

Prédio sem conservação na Duque de Caxias em Londrina incomoda comerciantes


Analise sempre como você usa e guarda as coisas, lembrando que gavetas sempre encarecem o projeto, e prateleiras barateiam.

Publicidade


O tamanho mais comum de um closet, que é o adotado pela maioria das construtoras, é de 6 m2.


Um closet custa, em média, entre R$ 7 mil e R$ 35 mil. Os valores são estimativas dos fabricantes, dada a variação dos projetos.

Publicidade


Antes de instalá-lo, veja se o local foi impermeabilizado. Se a parede do closet for a mesma de um banheiro veja se ela não tem bolhas, que indicam má impermeabilização.


O ideal é impermeabilizar a parede molhada do banheiro, e não a do closet. Se não tiver jeito, a dica é impermeabilizar a parede e o piso do cômodo.

Publicidade


Confira as imagens:


Arquivo Folha de Londrina
Arquivo Folha de Londrina


O sistema deslizante dupla face da Cinex para a Evviva, produzido em vidro Argentato Griguo, dividiu o quarto, criando um closet para o casal.

Publicidade


Arquivo Folha de Londrina
Arquivo Folha de Londrina


As portas de vidro reflexivo combinam transparência e espelhamento, dependendo da luminosidade do ambiente e do interior do closet da Cinex para a Evviva.


Arquivo Folha de Londrina
Arquivo Folha de Londrina


No espaço para vestir, as portas de correr são de vidro Argentato Bronze, garantindo privacidade e não comprometendo a estética do quarto.


Arquivo Folha de Londrina
Arquivo Folha de Londrina

Visão panorâmica do projeto Criare, de 24 m2: espaço para calceiros, nichos, araras e gavetas em vidro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo