Nos últimos anos as varandas dos apartamentos passaram a ser mais valorizadas e ganharam destaque. Até pouco tempo esse ambiente era usado apenas como ponto para apreciação da paisagem em grandes cidades. Hoje está inserido como parte importante dos projetos e ganhou novas funções, tornando-se um espaço para relaxar e receber. A arquiteta Érica Salguero apresenta algumas tendências para a decoração de varandas neste verão. Os estilos vão do rústico ao clean, proporcionando ambientes sofisticados e relaxantes para todos os gostos.
A varanda criada para um casal com duas filhas pequenas recebe cores e texturas atuais e de fácil manutenção. O piso em porcelanato contrasta com os móveis de fibras sintéticas, modernos e contemporâneos e que trouxeram personalidade ao ambiente. O espaço também reserva um canto para momentos de leitura e descanso, além de uma TV estrategicamente colocada no canto superior da varanda.
Neste caso, a varanda foi desenvolvida para um casal jovem. Moderno e com um estilo de vida bem corrida, solicitaram uma varanda com um ar rústico, mas com toques alegres, por isso a escolha da cor amarela na decoração, proporcionando personalidade ao ambiente. Nas paredes foram utilizados painéis de madeira, alternados com revestimento cimentício imitando pedra bruta e um deck de madeira. O marido, que adora receber os amigos, solicitou uma chopeira na varanda. Foi criado um balcão onde a chopeira fica embutida, que ao mesmo tempo, serve de apoio para o churrasco.
Leia mais:
Mansão de Hebe Camargo vai a leilão, mas não recebe lances
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
O espaço foi projetado de forma a permitir aos moradores receberem amigos e familiares em um ambiente com muita comodidade e descontração. A arquiteta escolheu uma mesa e um banco de madeira de demolição, e cadeiras em fibras naturais. A churrasqueira recebeu um acabamento em painel de madeira de demolição e os armários são em MDF. As poltronas e o sofá são de fibras naturais e a mesa de centro, em madeira. No piso a escolha pelo porcelanato se deu tanto por sua beleza quanto pela facilidade de limpeza. Os acabamentos são leves em contraste com os elementos rústicos e detalhes modernos. A mistura desses elementos criou um ambiente clean, elegante e ao mesmo tempo descontraído.
Aqui o projeto é contemporâneo, aconchegante e sofisticado. A arquiteta usou cores com bases neutras e muito equilíbrio. A varanda apresenta um grande diferencial para o apartamento, pois a sua a entrada é feita por ela. Foi projetada uma porta de demolição, acompanhada por um painel de demolição. Criado um espaço com sofá e TV para relaxar, assistir e receber. As mesas de centro e das refeições são em madeira de demolição com pés em inox. O pendente cromado dá um ar de contemporaneidade à varanda. Para ficar com um ar mais despojado, de um lado da mesa a arquiteta optou por usar cadeiras e do outro lado um banco de demolição. A adega ficou bem charmosa seguindo a linha da churrasqueira.
Aconchegante e moderno, o espaço de 28m² foi projetado para o lazer do casal. O espaço é todo fechado em vidro o que permite uma maior permanência no ambiente, com mais conforto. A mesa em madeira de demolição comporta até seis pessoas. E a churrasqueira é em inox. Os móveis são em fibra natural, e foi projetado um balcão onde o proprietário pudesse preparar seus drinks, já que adora receber seus amigos. A arquiteta usou acabamentos leves em contraste com os elementos rústicos e detalhes modernos, representados pela cor vermelha. A mistura desses elementos criou um ambiente clean, elegante e ao mesmo tempo descontraído. Esses elementos devem ser usados de forma equilibrada e harmônica, de acordo com o efeito desejado.
Serviço:
Érica Salguero Arquitetura e Decoração
www.ericasalguero.com.br