Revitalizar um ambiente não significa necessariamente gastos ou desperdícios com materiais. Através do reaproveitamento e da técnica de upcycle (transformação de resíduos ou materias inúteis e descartáveis em novos produtos de maior valor, uso ou qualidade) é possível decorar uma casa ou um apartamento e ainda colaborar para a preservação ambiental.
Veja cinco dicas práticas que são ideais para quem precisa economizar, mas já está cansado da aparência de sua casa.
Gancho de roupas ou cozinha
Leia mais:
Aneel diminui para amarela a bandeira tarifária de energia elétrica em novembro
Caixa trava concessão de financiamento imobiliário às vésperas das novas regras
Número de pessoas que moram sozinhas aumenta e chega a 18,9% do total de lares do Brasil, diz Censo
Leilão da Caixa tem 500 imóveis; 32 no Paraná, inclusive em Londrina
A primeira delas é um gancho, que pode ser usado para perdurar coisas na cozinha ou até mesmo para pendurar roupas no quarto. Basta usar um quadrado de madeira, pintado com as cores ou desenhos preferidos, e fixar nele uma colher antiga - quanto mais diferente for a colher, mais personalizado será o gancho. Depois de fixada, basta dobrar o cabo da colher e pendurar o que quiser.
Organizador de revistas
As revistas também merecem um lugar especial. Invés de deixá-las espalhadas pela casa é possível transformar uma caixa de papelão em um organizador, como é comum em consultórios médicos. O sucesso desta dica, assim como de outras, irá depender da criatividade. Por isso, capriche na pintura e, se quiser, recorte as bordas com formatos diferentes.
Os "velhos lustres novos"
Lustres antigos têm um certo charme, no entanto, nem sempre combinam com o resto da decoração da casa. Por isso, a dica é dar uma "repaginada" no visual, deixando-os com uma aparência mais contemporânea. A dica é tirar a cúpula e pintá-lo com a cor que combine com a nova decoração, o visual será totalmente diferente do antigo.
Toalhas que ornam a cozinha
Para redecorar a cozinha, ou até mesmo os banheiros, uma boa opção é saber onde colocar as toalhas. Quando elas são colocadas nos lugares certos e com as cores adequadas, funcionam como a própria decoração. Assim, é possível dispensar outros itens e ainda economizar dinheiro.
Cama portátil
Essa ideia é boa para as pessoas que se mudam com frequência, normalmente estudantes, ou para aqueles que querem transportar sua cama para uma viagem. Escolha oito caixas plásticas grandes e una-as com velcro. Essa é a base da cama, depois basta colocar um colchão por cima. A opção é confortável e muito barata, para quem está dependente do improviso ou da praticidade. Fonte: CicloVivo, com informações do Planet Green e imagens da Craftster.